Utilização de técnicas de jogos para a análise visual de informações

Autores

  • Hudson Rodrigues Costa Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF)
  • Rosalvo Ermes Streit Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasil, Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.5216/32365

Palavras-chave:

Técnicas de jogos. Gamification. Interação homem-maquina (HCI). Análise visual de informações. Processo decisório.

Resumo

O excesso de informações e a abundância de dados, com diversidade na forma e no conteúdo, tornam os processos de tomada de decisão mais complexos. Nesse contexto, a apresentação visual das informações tem se mostrado uma alternativa interessante de apoio aos gestores e especialistas. Contudo, é necessário que as interfaces sejam adequadas para facilitar e promover a análise das informações. Nesse contexto, este artigo descreve pesquisas que utilizam o conceito de jogos. Explora-se a importância da gestão da informação, a utilização do gamification para a análise visual de informações, bem como as motivações psicológicas relacionadas às mecânicas de jogos no processo decisório. Em função da baixa quantidade de estudos sobre o emprego de gamification nessa área, o artigo traz reflexões relevantes sobre o tema.

 

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Biografia do Autor

Hudson Rodrigues Costa, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília (DF)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (MGCTI), na Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasil, Brasília, DF.

Rosalvo Ermes Streit, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasil, Brasília, DF

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação (MGCTI) da Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasil, Brasília, DF. E-mail: rosalvo.streit@gmail.com

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Publicado

15-06-2015

Como Citar

COSTA, H. R.; STREIT, R. E. Utilização de técnicas de jogos para a análise visual de informações. Comunicação &amp; Informação, Goiânia, Goiás, v. 18, n. 1, p. 110–123, 2015. DOI: 10.5216/32365. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/32365. Acesso em: 29 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos