Jesus Martín Barbero e seus estudos de mediação na telenovela

Autores

  • Luiza Carla Ribeiro Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Mediação. Telenovela. Recepção. Jesus Martín Barbero. Melodrama.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apontar as principais ideias do autor Jesus Martín Barbero, ressaltando a teoria das mediações e os estudos da recepção da telenovela. Neste âmbito, usamos como suporte teórico os estudos do autor compreendendo a comunicação como uma questão de cultura, não se restringindo somente ao que o emissor envia e sim ao que o receptor entende e faz com a mensagem. Para contemplar a compreensão do emissor, outro estudo levantado neste trabalho é a importância da telenovela na construção das identidades individuais e na interação com o cotidiano familiar devido aos temas retratados, que em sua maioria trás muito do que o indivíduo enfrenta na vida real. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que acredita que as telenovelas vão além do entretenimento.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Carla Ribeiro, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás, aluna do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFG.

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Comunicação pela UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ, que integra a ação transversal nº 06/2011 - Casadinho/Procad.

Downloads

Publicado

2014-03-28

Como Citar

RIBEIRO, L. C.; TUZZO, S. A. Jesus Martín Barbero e seus estudos de mediação na telenovela. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 2, p. 39–49, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/29187. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ