O gerenciamento emocional do populismo de Hugo Chávez em Elpais.com
DOI:
https://doi.org/10.5216/cei.v17i1.28466Palavras-chave:
Gerenciamento emocional. Imprensa digital. Populismo. Chavismo. Elpais.com.Resumo
Elpais.com é um jornal digital cujo ideário se opõe ao populismo latino-americano praticado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez por considera-lo contrário à democracia e por explorar o recurso emocional nos meios de comunicação. Nosso objetivo é conhecer através da análise de conteúdo em sua vertente quantitativa e qualitativa o gerenciamento emocional que o jornal faz do perfil populista do líder carismático, partindo da hipótese de que o jornal utiliza a emoção para traçar uma imagem negativa valendo-se dos recursos que lhe oferece a rede. Os resultados indicam que se emprega um grande conteúdo multimídia e de hipertexto que apresentam um duplo discurso emocional: reforço do estereotipo populista (caudilho, ditadura, perpetuação do poder) e exposição do político doente e ausente, unido ao obscurantismo que rodeia o seu estado de saúde e a incerteza política de seu povo.
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