A cidadania na perspectiva de Raquel Paiva: defesas em torno das comunidades, da comunicação comunitária e da mobilidade urbana
Palavras-chave:
Cidadania. Comunidades. Comunicação comunitária. Mobilidade urbana.Resumo
A amplitude na definição do conceito de cidadania permite a delimitação do tema por meio de recortes que privilegiem perspectivas associadas tanto ao exercício de direitos e deveres, como em abordagens feitas por diversos autores. Neste artigo, o objetivo é discorrer, teoricamente, sobre os conceitos relacionados à cidadania presentes nas obras de Raquel Paiva, promovendo um diálogo entre teóricos que corroboram e refutam as ideias da autora. Ao longo do texto, a cidadania será a tese da argumentação de Raquel Paiva ao defender que há discrepâncias na garantia de direitos entre elites e minorias. Desse modo, na fundamentação do artigo, serão apresentados conceitos como: a formação e as especificidades entre comunidade e sociedade, minorias e movimentos sociais. A mídia e sua associação com a cidadania também se faz presente no estudo, tese essa encontrada nas obras de Raquel Paiva, especialmente, ao explicar e defender a comunicação comunitária como uma forma de conceder voz aos excluídos social e politicamente. Ainda na mais recente linha de pesquisa de Raquel Paiva, encontram-se defesas em torno da mobilidade, que será tratada como uma nova maneira de apreender os espaços urbanos nas cidades, onde ocorre a cidadania.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.