A cidadania na perspectiva de Raquel Paiva: defesas em torno das comunidades, da comunicação comunitária e da mobilidade urbana

Autores

  • Mayara Jordana Sousa Santana Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Cidadania. Comunidades. Comunicação comunitária. Mobilidade urbana.

Resumo

A amplitude na definição do conceito de cidadania permite a delimitação do tema por meio de recortes que privilegiem perspectivas associadas tanto ao exercício de direitos e deveres, como em abordagens feitas por diversos autores. Neste artigo, o objetivo é discorrer, teoricamente, sobre os conceitos relacionados à cidadania presentes nas obras de Raquel Paiva, promovendo um diálogo entre teóricos que corroboram e refutam as ideias da autora. Ao longo do texto, a cidadania será a tese da argumentação de Raquel Paiva ao defender que há discrepâncias na garantia de direitos entre elites e minorias. Desse modo, na fundamentação do artigo, serão apresentados conceitos como: a formação e as especificidades entre comunidade e sociedade, minorias e movimentos sociais. A mídia e sua associação com a cidadania também se faz presente no estudo, tese essa encontrada nas obras de Raquel Paiva, especialmente, ao explicar e defender a comunicação comunitária como uma forma de conceder voz aos excluídos social e politicamente. Ainda na mais recente linha de pesquisa de Raquel Paiva, encontram-se defesas em torno da mobilidade, que será tratada como uma nova maneira de apreender os espaços urbanos nas cidades, onde ocorre a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Jordana Sousa Santana, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Aluna especial do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Comunicação – pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia – FACOMB da Universidade Federal de Goiás- UFG (2013); especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing pela UFG (2012) e graduada em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela UFG (2008). Jornalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Câmpus Goiânia.

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Comunicação pela UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ, que integra a ação transversal nº 06/2011 - Casadinho/Procad.  Professora e Orientadora do Trabalho desenvolvido na Disciplina Seminários Temáticos de Mídia e Cidadania – PPGCOM – UFG.

Downloads

Publicado

2013-10-01

Como Citar

SANTANA, M. J. S.; TUZZO, S. A. A cidadania na perspectiva de Raquel Paiva: defesas em torno das comunidades, da comunicação comunitária e da mobilidade urbana. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 1, p. 171–185, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/26656. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ