É só sucesso! O rádio e o consumidor de baixa renda

Autores

  • Maria de Lourdes Bacha Universidade Presbiteriana Mackrenzie
  • Celso Figueiredo Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie,

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v16i1.25082

Palavras-chave:

Consumo midiático de radio. Comportamento do consumidor da baixa renda. Comunicação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar o consumo mediático de rádio através do resultado de pesquisa empírica longitudinal conduzida em São Paulo, Capital, junto a indivíduos da baixa renda (selecionados segundo o critério Brasil de classificação socioeconômica) em duas fases (2006, a amostra de 449 respondentes e 2011, amostra de 420 respondentes). As principais justificativas se referem à participação da renda baixa estimada em 78% do total da população brasileira (CETELEM BGN, 2011) como também ao fato de que o rádio está presente em 100% dos domicílios permanentes de São Paulo (IBGE, 2011). O tema se situa conceitualmente na sociedade de consumo tendo com base o hibridismo de culturas influenciadas pela comunicação de massa (CANCLINI, 2008). O artigo se inicia com breve revisão da literatura, seguida pela análise dos principais resultados. Os resultados indicam que o rádio é a segunda principal mídia para esta população (82% em 2006, e 77% em 2011), só perdendo para a TV, além de ser considerado um bom companheiro contra a solidão e excelente fonte de informação, dispensando até a leitura de jornais.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Bacha, Universidade Presbiteriana Mackrenzie

 

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Possui Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Docente e pesquisadora no Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, coordenadora de monitoria de psicologia. Na mesma Instituição atuou entre os anos de 2006 a 2008 como Coordenadora Didática de Planejamento, Marketing e Comércio Exterior no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Orientou diversos Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação e Mestrado, sendo também orientadora de Iniciação Cientifica. Profissional com vasta experiência e grande conhecimento na área de Pesquisa de Marketing, em Projetos Quantitativos e Qualitativos. Possui vários Livros e Artigos publicados. Coordenadora do Grupo Leituras de Peirce-CIEP Mackenzie.

 

 

Celso Figueiredo Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie,

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, líder do grupo Pario de pesquisa, editor da revista Inovcom.

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Publicado

2013-09-24

Como Citar

BACHA, M. de L.; FIGUEIREDO NETO, C. É só sucesso! O rádio e o consumidor de baixa renda. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 1, p. 67–81, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v16i1.25082. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/25082. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos