É só sucesso! O rádio e o consumidor de baixa renda
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v16i1.25082Palavras-chave:
Consumo midiático de radio. Comportamento do consumidor da baixa renda. Comunicação.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal analisar o consumo mediático de rádio através do resultado de pesquisa empírica longitudinal conduzida em São Paulo, Capital, junto a indivíduos da baixa renda (selecionados segundo o critério Brasil de classificação socioeconômica) em duas fases (2006, a amostra de 449 respondentes e 2011, amostra de 420 respondentes). As principais justificativas se referem à participação da renda baixa estimada em 78% do total da população brasileira (CETELEM BGN, 2011) como também ao fato de que o rádio está presente em 100% dos domicílios permanentes de São Paulo (IBGE, 2011). O tema se situa conceitualmente na sociedade de consumo tendo com base o hibridismo de culturas influenciadas pela comunicação de massa (CANCLINI, 2008). O artigo se inicia com breve revisão da literatura, seguida pela análise dos principais resultados. Os resultados indicam que o rádio é a segunda principal mídia para esta população (82% em 2006, e 77% em 2011), só perdendo para a TV, além de ser considerado um bom companheiro contra a solidão e excelente fonte de informação, dispensando até a leitura de jornais.
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