Mitos e Imagens Arquetípicas na Mídia: a construção narrativa em O Senhor dos Anéis
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v8i2.24697Palavras-chave:
Mitos. Arquétipos. Construção Narrativa. Senhor dos Anéis. Imagens Arquetípicas. Psique.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo estudar o comportamento do público perante imagens tidas comopertencentes ao inconsciente coletivo, que, segundo Jung, estão na mente de todos, não importando classe social, nem religião, raça, etc. Essas imagens arquetípicas serão as responsáveis pela estruturação da psique, estabelecendo os caminhos a serem seguidos e como andar por eles. Foi feita uma entrevista com alunos de escolas públicas e privadas. Após a coleta, os dados foram analisados de acordo com a classificação, faixa etária e classe social, e, posteriormente, foi traçado um paralelo entre eles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.