O uso de informações de pesquisa de marketing pelas agências de comunicação do Vale do Paraíba-SP
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v16i1.24606Palavras-chave:
comunicação publicitária. pesquisa de marketing. agências de comunicação. mercado regional.Resumo
Os mercados publicitários do interior,com destaque ao estado de São Paulo, tem adquirido maior representatividade como aumento dos investimentos em mídia, o que amplia a necessidade de maiorprofissionalização da gestão das agências. O objetivo foi verificar como as agências depropaganda sediadas no Vale do Paraíba - SP fazem uso de informações geradaspor pesquisa de marketing para tomada de decisão e fundamentação das campanhaspublicitárias que desenvolvem para seus clientes. A pesquisa caracteriza-se como exploratória,de abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais de agências de publicidade da região estudada. Verificou-seque os gestores das agências selecionadas como amostra compreendem a relevânciada pesquisa de marketing, no entanto o uso ainda é limitado por questão decustos, falta de credibilidade em fornecedores regionais, falta de conhecimentodos anunciantes sobre pesquisa e pela ampla gama de informação públicaexistente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.