Mídia, imigração e interculturalidade: mapeando as estratégias de midiatização dos processos migratórios e das falas imigrantes no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v4i1/2.23453Palavras-chave:
Mídia. Imigração. Interculturalidade.Resumo
O artigo apresenta reflexões voltadas à compreensão dos processos de produção de sentido sobre a experiência da imigração na mídia impressa brasileira, no marco das especificidades assumidas pelos fenômenos migratórios contemporâneos. A partir das inter-relações entre processos de midiatização, experiência imigratória e interculturalidade, é desenvolvido neste artigo um mapeamento inicial e uma análise discursiva sobre as estratégias de enunciação das imigrações e das falas imigrantes, por meio do estudo de uma amostra de mídias impressas brasileiras. Tratam-se de reflexões parciais que integram um projeto de pesquisa cujo objetivo é a análise das construções de sentido sobre a imigração, proposto pela mídia impressa nas suas interfaces com as dinâmicas socioculturais e as práticas cotidianas, vivenciadas por distintas categorias imigrantes no contexto brasileiro e por organizações voltadas ao trabalho com a imigração.
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