Mídia, imigração e interculturalidade: mapeando as estratégias de midiatização dos processos migratórios e das falas imigrantes no contexto brasileiro

Autores

  • Denise Cogo Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v4i1/2.23453

Palavras-chave:

Mídia. Imigração. Interculturalidade.

Resumo

O artigo apresenta reflexões voltadas à compreensão dos processos de produção de sentido sobre a experiência da imigração na mídia impressa brasileira, no marco das especificidades assumidas pelos fenômenos migratórios contemporâneos. A partir das inter-relações entre processos de midiatização, experiência imigratória e interculturalidade, é desenvolvido neste artigo um mapeamento inicial e uma análise discursiva sobre as estratégias de enunciação das imigrações e das falas imigrantes, por meio do estudo de uma amostra de mídias impressas brasileiras. Tratam-se de reflexões parciais que integram um projeto de pesquisa cujo objetivo é a análise das construções de sentido sobre a imigração, proposto pela mídia impressa nas suas interfaces com as dinâmicas socioculturais e as práticas cotidianas, vivenciadas por distintas categorias imigrantes no contexto brasileiro e por organizações voltadas ao trabalho com a imigração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Cogo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Comunicação e professora do Programa de Pós-Graduação emCiências da Comunicação da Unisinos, São Leopoldo, RS.

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

COGO, D. Mídia, imigração e interculturalidade: mapeando as estratégias de midiatização dos processos migratórios e das falas imigrantes no contexto brasileiro. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 4, n. 1/2, p. 11–32, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v4i1/2.23453. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/23453. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos