Fotografia documental e início do fotojornalismo

Autores

  • Lisbeth Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG).

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v2i1.22845

Palavras-chave:

Fotografia Documental. Fotojornalismo. Realismo na Fotografia.

Resumo

A questão do realismo na Fotografia a partir de novas reflexões teóricas como as de Philippe Dubois que, baseadas nas categorias peircianas dos signos (ícone, índice e símbolo), reconhecem o caráter indiciário da foto, antes mesmode reconhecê-la como íconé ou símbolo. A Fotografia Documental, discussão intensificada na América dos anos 20 pelos fotógrafos da Farm Security Administration (FSA), que produziram a chamada Fotografia de Autor, e a influência dela no nascimento do Fotojornalismo mundial, também são tema deste trabalho.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisbeth Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG).

Jornalista, Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade de Viena Áustria, professora da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG.

Downloads

Publicado

2013-02-28

Como Citar

OLIVEIRA, L. Fotografia documental e início do fotojornalismo. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 2, n. 1, p. 63–77, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v2i1.22845. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22845. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos