O povo conta a sua mídia: a construção da Rádio Comunitária Nova Geração de Jatatizinho (PR)

Autores

  • Eduardo Yuji Yamamoto Universidade Estadual Paulista (UNESP).

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v11i1.22815

Palavras-chave:

Comunicação Comunitária. História oral. Cultura midiática. Rádio Comunitária Nova Geração. Jataizinho.

Resumo

O objetivo deste artigo é recuperar a história da construção da Rádio Comunitária Nova Geração de Jatatizinho (PR), a partir da memória dos habitantes dessa localidade. Como metodologia, a pesquisa orienta-se pela interpretação de uma historiografia oral, obtida através de entrevistas e com a formação de dois grupos naturais de discussão. Tal narrativa é estrutura em três momentos: a construção dessa midia, seu momento de idolatria e sua amortização na vida da comunidade. A articulação dos dados da pesquisa aponta para um fator importante e que deve ser relevado para acompreensão da história dessa mídia comunitária: a existência de uma cultura midiática em Jataizinho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Yuji Yamamoto, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Prof. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

2013-02-27

Como Citar

YAMAMOTO, E. Y. O povo conta a sua mídia: a construção da Rádio Comunitária Nova Geração de Jatatizinho (PR). Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 11, n. 1, p. 44–56, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v11i1.22815. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22815. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos