O mundo das comunicações, entrevista com Murilo César Ramos

Autores

  • Luiz Signates Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FACOMB)

Palavras-chave:

Globalization.progress technological.cable TV.channels.democratic communication.

Resumo

Vivemos uma época de perplexidades. Na chamada sociedade da comunicação, muito se fala e pouco se entende. Temas às vezes considerados prioritários por alguns teóricos, como a globalização, afiguram-se meras ideologias, para outros. Além disso, os cenários se alteram vertiginosamente, sem que haja clareza suficiente sobre o que representa o novo e o que apenas se repete, em outra roupagem. No âmbito institucional das comunicações, megafusões e privatizações confrontam-se com o avanço aparente da interatividade e o surgimento de esferas públicas redimensionadas, recompondo as fronteiras tradicionais entre o público e o privado, e instaurando novas e desconhecidas sociabilidades e formas de dominação. A tarefa do conhecimento, então, torna-se árdua, pois os conceitos e as apropriações teóricas não raro aparentam fichas de um jogo de apostas. Os referenciais quase se perdem.

 

Abstract

 

PhD by University of Missouri, Columbia (USA), professor Murilo Ramos (UnB) speaks about globalization, changes in communication universe, technological progress, programming offered by the large cable TV networks, ordinary channels, enlargement of democratic progress in contemporary societies, electronic media laws.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Signates, Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FACOMB)

Jornalista, mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Brasília, doutorando pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2013-02-22

Como Citar

SIGNATES, L. O mundo das comunicações, entrevista com Murilo César Ramos. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 1, n. 1, p. 212–223, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22758. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Entrevista