Interatividade e produção discursiva no rádio e na televisão: a participação da audiência e a conformação da mensagem informativa

Autores

  • Suely Maciel Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Valquíria Aparecida Passos Kneipp Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v15i1.22506

Palavras-chave:

Interatividade. Comunicação discursiva. Jornalismo. Rádio. Televisão.

Resumo

O estudo investiga a constituição da mensagem informativa nos processos de produção interativa nas mídias sonora e televisiva, a partir de situações em que conteúdos realizados pela audiência são veiculados. O trabalho mostra que as estratégias enunciativas empregadas pelos ouvintes e telespectadores efetivam-se sob uma série de controles e coerções discursivas decorrentes da própria dinâmica de produção nos meios e da relação que se estabelece entre emissora/programa e seu público. Além disso, percebe-se que, apesar das tentativas de produzir um efeito de independência do telespectador e do ouvinte em relação a sua participação e opinião, ocorre um direcionamento e um cerceamento relativo das possibilidades de expressão que, mais que técnico-operacionais, são de ordem discursiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-02-2013

Como Citar

MACIEL, S.; KNEIPP, V. A. P. Interatividade e produção discursiva no rádio e na televisão: a participação da audiência e a conformação da mensagem informativa. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 15, n. 1, p. 134–148, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v15i1.22506. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22506. Acesso em: 22 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos