Efetividade comunicacional e imagem visual de Carmen Miranda como encantamento imaginário

Autores

  • Eliane Meire Soares Raslan Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v14i1.21510

Palavras-chave:

Carmen Miranda. Comunicação. Efetividade. Imagem Visual. Imaginário. Carmen Miranda. Communication. Effectiveness. Visual image. Imaginary.

Resumo

Resumo

O foco central desta proposta é pesquisar os processos e o grau de efetividade das políticas de comunicação adquiridas a favor da imagem de Carmen Miranda. Entender como a figura da atriz e cantora obteve resultados altamente positivos com diversos públicos. Analisar os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade permitindo identificar na imagem pública da atriz, surgida na década de 30, a forma como conquistou admiradores por toda parte do mundo. Comunicação que revolucionou a indústria cultural e permitiu despertar o imaginário de uma sociedade com distintos aspectos. Tornou-se um mito através de toda uma sedução social e cultural através da música, da dança e de suas vestimentas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Meire Soares Raslan, Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

Doutoranda em Comunicação Social pela PUCR. Professora, orientadora e pesquisadora na UEMG

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

RASLAN, E. M. S. Efetividade comunicacional e imagem visual de Carmen Miranda como encantamento imaginário. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 14, n. 1, p. 115–126, 2012. DOI: 10.5216/c&i.v14i1.21510. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/21510. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos