O Jornalismo Cultural e seus vínculos com o jornalismo feminino: a cultura entre as últimas tendências da moda e a crítica literária

Autores

  • Ana Carolina Rocha Pessôa Temer Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Mônica Rodrigues Nunes Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v14i1.21505

Palavras-chave:

Jornalismo cultural. Imprensa feminina. Estudo em mídia.

Resumo

Resumo

Este texto apresenta uma discussão sobre a evolução do “jornalismo cultural”, o espaço conquistado em diferentes mídias (jornal, revista, televisão e Internet) e seu papel na atualidade. Também se buscou entender os vínculos entre imprensa cultural e imprensa feminina ou voltada para o público feminino, cuja proximidade mostrou-se presente em diversos segmentos, em diferentes períodos da imprensa brasileira.

 

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Biografia do Autor

Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia – FACOMB, da Universidade Federal de Goiás. Doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Bacharel em jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diretora Regional da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Coordenadora do GT Estudios de Periodismo da ALAIC – Assossiación Latinoamericana de Investigadores de La Comunicación. Autora dos livros Notícias & Serviços nos telejornais da Rede Globo. Editora Sotese, Rio de Janeiro, 2002; e Para Entender as Teorias da Comunicação, Edufu, 2009, e A televisão em busca da Interatividade, Casa das Musas, 2009

Mônica Rodrigues Nunes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Jornalista. Mestre e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de S. Paulo e docente do lato sensu em Jornalismo Cultural da mesma universidade. É autora de artigos sobre análises de objetos do jornalismo cultural entre eles: “O suplemento Literário de O Estado de S. Paulo e a cobertura do mercado editorial (1957-1964)” e “Livros no jornal – a Ilustrada e o mercado editorial” publicados no livro “Fusões: cinema, televisão, livro e jornal”, organizado por Antonio de Andrade e Sandra Reimão, Editora Metodista, 2007.

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Publicado

2012-12-07

Como Citar

TEMER, A. C. R. P.; NUNES, M. R. O Jornalismo Cultural e seus vínculos com o jornalismo feminino: a cultura entre as últimas tendências da moda e a crítica literária. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 14, n. 1, p. 96–114, 2012. DOI: 10.5216/c&i.v14i1.21505. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/21505. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos