Ver, ler e participar do anúncio impresso da cerveja SOL
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v13i2.20708Palavras-chave:
Publicidade. Imagem. Interação.Resumo
Este artigo é uma pequena parte de um trabalho de dissertação defendida em maio de 2011com as devidas atualizações. O texto apresenta uma análise teórica, e de certo modo técnica, de um dos anúncios de lançamento da cerveja SOL no Brasil. Para isso resgata alguns conceitos teóricos de análise da imagem (icônica) e retórica publicitárias com foco em um tipo de anúncio impresso que possui elementos interativos pelo fato de exigir certa manipulação por parte do receptor. Essa manipulação será embasada por textos de textos de Arlindo Machado e Alex Primo que falam sobre interatividade. Considerando que a análise semiótica permite a compreensão das múltiplas dimensões e manifestações das diferentes linguagens serão tomadas como base as teorias dos signos de Charles Sanders Peirce, além de Umberto Eco e Roland Barthes. Para as abordagens relacionadas aos estudos das imagens serão utilizados fundamentos de Martine Joly e outros, assim como a semiótica aplicada, por meio dos textos de Lúcia Santaella e Denise Guimarães principalmente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.