Ver, ler e participar do anúncio impresso da cerveja SOL

Autores

  • Fernanda Rodrigues Pucci

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v13i2.20708

Palavras-chave:

Publicidade. Imagem. Interação.

Resumo

Este artigo é uma pequena parte de um trabalho de dissertação defendida em maio de 2011com as devidas atualizações. O texto apresenta uma análise teórica, e de certo modo técnica, de um dos anúncios de lançamento da cerveja SOL no Brasil. Para isso resgata alguns conceitos teóricos de análise da imagem (icônica) e retórica publicitárias com foco em um tipo de anúncio impresso que possui elementos interativos pelo fato de exigir certa manipulação por parte do receptor. Essa manipulação será embasada por textos de textos de Arlindo Machado e Alex Primo que falam sobre interatividade. Considerando que a análise semiótica permite a compreensão das múltiplas dimensões e manifestações das diferentes linguagens serão tomadas como base as teorias dos signos de Charles Sanders Peirce, além de Umberto Eco e Roland Barthes. Para as abordagens relacionadas aos estudos das imagens serão utilizados fundamentos de Martine Joly e outros, assim como a semiótica aplicada, por meio dos textos de Lúcia Santaella e Denise Guimarães principalmente.

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Publicado

2012-10-19

Como Citar

PUCCI, F. R. Ver, ler e participar do anúncio impresso da cerveja SOL. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 13, n. 2, p. 13–29, 2012. DOI: 10.5216/c&i.v13i2.20708. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/20708. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos