Cartografia escolar para o desenvolvimento do pensamento geográfico: diálogos e perspectivas entre Brasil e Chile

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ag.v19i1.81388

Résumé

Este artigo tem como objetivo destacar o papel da Cartografia escolar no desenvolvimento do pensamento geográfico. Para isso, enfatiza o papel da Cartografia como linguagem da Geografia e como forma de representação do espaço geográfico. É analisado um projeto de investigação entre o Brasil e o Chile, que permitiu uma colaboração mais estreita no âmbito do processo de incorporação da Cartografia nas práticas de ensino da Geografia e foi importante para o desenvolvimento de iniciativas didáticas e pedagógicas destinadas a gerar materiais didáticos cartográficos adequados ao desenvolvimento do pensamento geográfico.  Os resultados mostram que a linguagem cartográfica é necessária para o ensino da Geografia e para o desenvolvimento do pensamento geográfico na formação de professores de Geografia. Espera-se, com esse estudo, colaborar com o avanço do ensino de Geografia e da Cartografia Escolar, a partir do desenvolvimento de propostas teórico-metodológicas que valorizem a articulação da linguagem cartográfico no processo de formação de professores de Geografia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2025-04-20

Comment citer

ARAYA PALACIOS, Fabian; ÁLVAREZ, Sandra. Cartografia escolar para o desenvolvimento do pensamento geográfico: diálogos e perspectivas entre Brasil e Chile. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 117–143, 2025. DOI: 10.5216/ag.v19i1.81388. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/81388. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Articles