Estudo comparativo sobre gênero e pensamento espacial na formação de professores de Geografia: análise entre acadêmicos da UERJ e UFT
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v18i1.79051Résumé
Este estudo é parte de uma pesquisa colaborativa realizada em rede entre cinco universidades brasileiras. O objetivo foi investigar como os cursos de graduação em Geografia estão influenciando o desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos, visando melhorar sua interpretação geográfica ao longo da formação inicial. A pesquisa se enquadra no campo do Pensamento Espacial aplicado à Educação Geográfica. Este estudo específico analisa dados de alunos ingressantes e concluintes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Tocantins. A coleta de dados foi feita usando o Teste de Aptidão do Pensamento Espacial (STAT), que avalia o pensamento espacial relacionado a representações do espaço, principalmente cartográficas, e a temas geográficos. Os resultados foram comparados entre os grupos de alunos ingressantes e concluintes, levando em consideração também o gênero dos participantes, com o objetivo de identificar possíveis diferenças significativas entre os dois grupos.
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