A Didática na formação de professores de Geografia no Brasil: elementos para análise de sua relevância na docência
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v18i1.79005Résumé
Este texto analisa a formação inicial de professores de Geografia, tendo como base de dados Projetos Pedagógicos de Curso de Universidades Federais brasileiras. O foco foi a dimensão pedagógico-didática, com destaque para a disciplina Didática, como essencial para a aprendizagem da profissão. Assim, o texto aborda uma perspectiva crítica de Didática, defende a Didática específica da Geografia, identifica disciplinas com essa temática, seu ementário e bibliografia básica. Como resultado, a análise identifica a pouca presença da Didática de Geografia e da Metodologia do Ensino de Geografia, como disciplinas formais dos cursos, e maior ênfase no que entendemos como disciplinas correlatas, que tratam do ensino, mas focalizam temas específicos, o que pode estar reforçando o caráter fragmentário e pragmático tradicional da disciplina. O estudo realizado para este texto restringiu-se à análise dos PPC, revelando a necessidade de ampliação dos dados para uma análise mais qualitativa do tema.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).