Internacionalização e produção do conhecimento científico: algumas reflexões a partir da atuação dos bolsistas de produtividade em pesquisa em Geografia do CNPq
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v17i3.76951Résumé
O objetivo desse artigo é discutir o processo de internacionalização da Geografia brasileira a partir da atuação dos 106 bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para tanto, realizamos um levantamento nos currículos lattes desses pesquisadores para identificar elementos relacionados as publicações, periódicos e idiomas, bem como, a realização de estágios de pós-doutorado em instituições internacionais. Concluímos que os bolsistas de produtividade em pesquisa desenvolvem estratégias que demonstram tendências de internacionalização em relação aos locais nos quais publicam seus textos, bem como, das instituições que optam para realização de seus estágios de pós-doutorados.
Palavras Chave: Bolsistas de Produtividade em Pesquisa em Geografia do CNPq. Internacionalização da Ciência. Internacionalização da Geografia brasileira.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).