Bebidas e comidas em celebrações de nascimento e morte: um estudo em comunidades rurais de Sergipe e Bahia
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v13i2.54416Résumé
Em algumas comunidades rurais do Brasil, encontramos traços culturais que estão enraizadas no modo de vida de determinadas populações, as quais perpetuam tradições e identificam particularidades vivenciadas em momentos relevantes da sua história. Esses acontecimentos são celebrados e compartilhados entre a família, vizinhos e amigos. Estes sujeitos sociais constroem suas memórias, representações e histórias a partir da relação com as atividades e heranças compartilhadas no encontro entre os tempos curtos e os tempos longos no espaço rural. Ancorado nessa compreensão, o propósito desse estudo consiste em analisar a dimensão simbólica das comidas e bebidas nas celebrações de nascimento e morte em comunidades rurais dos estados de Sergipe e Bahia. Além da revisão teórica, foram realizadas entrevistas em comunidades rurais do estado de Sergipe e Bahia no período de maio de 2016 a janeiro de 2017. Embora não haja relação explícita entre essas comunidades, pudemos perceber muitas semelhanças entre elas na forma de celebrar, no preparo das bebidas e comidas que fazem parte destes rituais que se perpetuam por gerações.
Palavras-chave: Comunidades rurais; bebidas e comidas; celebrações nascimento e morte.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).