Oscar Niemeyer: as obras de arte do arquiteto do sonho e da inovação e as práticas de ensino inter-transdisciplinares de inclusão desenvolvidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte - DOI 10.5216/ag.v2i2.4706
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v2i2.4706Résumé
Esse trabalho fundamenta-se na discussão de práticas de educação inclusiva, tendo sido focalizado nos temas concernentes à cultura visual de um período emblemático de nossa história- o modernismo (com ênfase na abordagem das clássicas obras arquitetônicas e paisagísticas de Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx)-, e tangenciando ainda a questão da educação patrimonial. A investigação foi desenvolvida em escolas municipais de uma área periférica industrializada e conurbada (município de Betim/ MG), de uma grande metrópole brasileira (Belo Horizonte). A linha interpretativa da percepção ambiental serviu de lastro para as discussões teóricoconceituais essenciais aí desenvolvidas (com contribuições de análises e interpretações alinhadas ainda com estudos de geografia cultural contemporâneos). Os paradigmas de interpretação adotados na investigação foram fundamentalmente de natureza geográfica, em diálogo com outros campos do Conhecimento. Palavras-chave: Arquitetura Paisagística, Modernismo, Inter-transdiciplinaridade, Educação InclusivaTéléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2008-09-07
Comment citer
DEUS, J. A. S.; CASTRO, H. M. Oscar Niemeyer: as obras de arte do arquiteto do sonho e da inovação e as práticas de ensino inter-transdisciplinares de inclusão desenvolvidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte - DOI 10.5216/ag.v2i2.4706. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 138–155, 2008. DOI: 10.5216/ag.v2i2.4706. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/4706. Acesso em: 23 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).