As redes do Entremundos: imagens de migrantes goianienses numa metrópole dos EUA - DOI 10.5216/ag.v5i3.16697
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v5i3.16697Résumé
A intenção deste texto é apresentar reflexões sobre as imagens e práticas espaciais de migrantes goianienses (provindos da Região Metropolitana de Goiânia) que se fixaram na Região Metropolitana da Bay Area de San Francisco – Califórnia – EUA. Práticas espaciais que são impressas e fazem circular certas imagens metropolitanas: expressões da ambiguidade e das contradições – “do estar entre lugares” – comuns ao ser migrante, e que têm ganhado relevância pelo expressivo número de goianos, vivendo hoje, nesta metrópole. Entendendo a imagem migrante como expressão de culturas e geografias, agente produtor de discursos e falas sobre os lugares, conforme as considerações de Ferraz (2009), Gomes (2008), Oliveira Junior e Seeman (2009), empreendemos um estudo sobre a migração internacional nestas “redes de entremundos”. Imagens que perseguimos, que se apresentam repletas de significados e saberes espaciais, que circulam por meio de redes sociais complexas e aceleradas, e são partes das estratégias de sobrevivência utilizadas por estes sujeitos no processo de saída, de trânsito e de fixação, e que são aqui vistas a partir de uma leitura geográfica.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).