A avaliação da aprendizagem no processo de ensino em Geografia - DOI 10.5216/ag.v4i12.12797
Résumé
Este artigo tem por objetivo trazer algumas reflexões acerca do ensino de Geografia, para posteriormente discutir a avaliação da aprendizagem com base no socioconstrutivismo tendo como foco de análise a Geografia escolar. Diante do atual quadro das diferentes concepções do ato de avaliar e ser avaliado, torna-se fundamental prosseguir com os debates e discussões sobre a prática avaliativa, pois acredita-se que a avaliação escolar é um processo pelo qual se observa, se verifica, se analisa e se interpreta o processo de construção do conhecimento, dando atenção aos dados relevantes, e com o objetivo de tomar decisões em busca de uma aprendizagem efetiva. Entendo que essa discussão deve acontecer também no âmbito da Geografia escolar. Os esforços devem estar voltados para que haja aprendizagem, considerando que a Geografia ministrada em sala de aula é de suma importância para a vida cotidiana dos alunos. Nesse sentido, os teóricos que estudam o ensino de Geografia vêm defendendo a idéia de que o ensino deve utilizar como referência o lugar de vivência dos alunos, tal indicação é assumida nesse trabalho e para que isso ocorra, acredita-se que a forma de avaliar mais eficiente é a avaliação formativa.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).