Aprendendo Comsaúde, Ensinando Semdoença e Equidade Racial
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v15i3.68063Resumen
O objetivo deste artigo é contextualizar um conjunto de ações escalares antirracistas desenvolvidas pela instituição Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação no ano de 2019 no município de Porto Nacional, Tocantins. A metodologia de pesquisa confronta os dados do Instituto Brasileiro Geografia Estatística com os dos autores de epidemiologia, geografia da saúde, fontes documentais, entrevistas informais e com a realidade portuense. Nota-se que as atividades da Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação ocorrem em escolas, creches, hospitais e postos de saúde, amarrando educação e nutrição desde a sua criação. Conclui-se que seus atores articulam um conjunto de reparações em prol da equidade racial, reunindo movimentos sociais, profissionais da saúde, professores e artistas. As conexões da Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação passam por alimentação e saneamento, renda, escolaridade e natalidade, moradia e nutrição.
PALAVRAS-CHAVE: saúde, educação e escalas antirracistas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).