O uso de jogos por professores de Geografia na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v13i3.55143Resumen
Este artigo apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi discutir, no contexto das didáticas específicas, a utilização de jogos como recurso didático por professores de Geografia no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada para a realização do trabalho privilegiou os aspectos qualitativos, sem desconsiderar os dados quantitativos, embasando-se em aportes teóricos que discutem a temática contemplada. Para atingir o objetivo, a coleta de dados foi desenvolvida junto aos professores de Geografia do Núcleo Regional de Educação de Maringá – NRE/SEED - Paraná e realizada em dois momentos: o primeiro a aplicação de questionários e o segundo a realização de entrevistas semiestruturadas. Essas informações foram tabuladas e analisadas considerando a metodologia da análise de conteúdo e da bibliografia estudada. As discussões ora abordadas revelam que o emprego dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia é recorrente e leva a refletir se os materiais empregados, tipologias e finalidades, possibilitam que o aluno desenvolva e exercite significativamente modos de pensar próprios da ciência geográfica.
Palavras-chave: Didática da Geografia; Ensino de Geografia; Jogos geográficos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).