Cartografia escolar para o desenvolvimento do pensamento geográfico: diálogos e perspectivas entre Brasil e Chile
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i1.81388Resumo
Este artigo tem como objetivo destacar o papel da Cartografia escolar no desenvolvimento do pensamento geográfico. Para isso, enfatiza o papel da Cartografia como linguagem da Geografia e como forma de representação do espaço geográfico. É analisado um projeto de investigação entre o Brasil e o Chile, que permitiu uma colaboração mais estreita no âmbito do processo de incorporação da Cartografia nas práticas de ensino da Geografia e foi importante para o desenvolvimento de iniciativas didáticas e pedagógicas destinadas a gerar materiais didáticos cartográficos adequados ao desenvolvimento do pensamento geográfico. Os resultados mostram que a linguagem cartográfica é necessária para o ensino da Geografia e para o desenvolvimento do pensamento geográfico na formação de professores de Geografia. Espera-se, com esse estudo, colaborar com o avanço do ensino de Geografia e da Cartografia Escolar, a partir do desenvolvimento de propostas teórico-metodológicas que valorizem a articulação da linguagem cartográfico no processo de formação de professores de Geografia.
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