Estudo comparativo sobre gênero e pensamento espacial na formação de professores de Geografia: análise entre acadêmicos da UERJ e UFT
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v18i1.79051Resumo
Este estudo é parte de uma pesquisa colaborativa realizada em rede entre cinco universidades brasileiras. O objetivo foi investigar como os cursos de graduação em Geografia estão influenciando o desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos, visando melhorar sua interpretação geográfica ao longo da formação inicial. A pesquisa se enquadra no campo do Pensamento Espacial aplicado à Educação Geográfica. Este estudo específico analisa dados de alunos ingressantes e concluintes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Tocantins. A coleta de dados foi feita usando o Teste de Aptidão do Pensamento Espacial (STAT), que avalia o pensamento espacial relacionado a representações do espaço, principalmente cartográficas, e a temas geográficos. Os resultados foram comparados entre os grupos de alunos ingressantes e concluintes, levando em consideração também o gênero dos participantes, com o objetivo de identificar possíveis diferenças significativas entre os dois grupos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).