A Didática na formação de professores de Geografia no Brasil: elementos para análise de sua relevância na docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v18i1.79005

Resumo

Este texto analisa a formação inicial de professores de Geografia, tendo como base de dados Projetos Pedagógicos de Curso de Universidades Federais brasileiras. O foco foi a dimensão pedagógico-didática, com destaque para a disciplina Didática, como essencial para a aprendizagem da profissão. Assim, o texto aborda uma perspectiva crítica de Didática, defende a Didática específica da Geografia, identifica disciplinas com essa temática, seu ementário e bibliografia básica. Como resultado, a análise identifica a pouca presença da Didática de Geografia e da Metodologia do Ensino de Geografia, como disciplinas formais dos cursos, e maior ênfase no que entendemos como disciplinas correlatas, que tratam do ensino, mas focalizam temas específicos, o que pode estar reforçando o caráter fragmentário e pragmático tradicional da disciplina. O estudo realizado para este texto restringiu-se à análise dos PPC, revelando a necessidade de ampliação dos dados para uma análise mais qualitativa do tema.

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

BARBOSA DE MORAIS, E. M.; DE SOUZA CAVALCANTI, L. A Didática na formação de professores de Geografia no Brasil: elementos para análise de sua relevância na docência. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 251–276, 2024. DOI: 10.5216/ag.v18i1.79005. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/79005. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Educação Geográfica no contexto Panamericano