Internacionalização e produção do conhecimento científico: algumas reflexões a partir da atuação dos bolsistas de produtividade em pesquisa em Geografia do CNPq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v17i3.76951

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir o processo de internacionalização da Geografia brasileira a partir da atuação dos 106 bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para tanto, realizamos um levantamento nos currículos lattes desses pesquisadores para identificar elementos relacionados as publicações, periódicos e idiomas, bem como, a realização de estágios de pós-doutorado em instituições internacionais. Concluímos que os bolsistas de produtividade em pesquisa desenvolvem estratégias que demonstram tendências de internacionalização em relação aos locais nos quais publicam seus textos, bem como, das instituições que optam para realização de seus estágios de pós-doutorados.

Palavras Chave: Bolsistas de Produtividade em Pesquisa em Geografia do CNPq. Internacionalização da Ciência. Internacionalização da Geografia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

FIORAVANTE, K. E.; MARTINS MEDEIROS ROBAINA, I.; NABOZNY, A. Internacionalização e produção do conhecimento científico: algumas reflexões a partir da atuação dos bolsistas de produtividade em pesquisa em Geografia do CNPq. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 159–178, 2023. DOI: 10.5216/ag.v17i3.76951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/76951. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos