Oscar Niemeyer: as obras de arte do arquiteto do sonho e da inovação e as práticas de ensino inter-transdisciplinares de inclusão desenvolvidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte - DOI 10.5216/ag.v2i2.4706
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v2i2.4706Resumo
Esse trabalho fundamenta-se na discussão de práticas de educação inclusiva, tendo sido focalizado nos temas concernentes à cultura visual de um período emblemático de nossa história- o modernismo (com ênfase na abordagem das clássicas obras arquitetônicas e paisagísticas de Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx)-, e tangenciando ainda a questão da educação patrimonial. A investigação foi desenvolvida em escolas municipais de uma área periférica industrializada e conurbada (município de Betim/ MG), de uma grande metrópole brasileira (Belo Horizonte). A linha interpretativa da percepção ambiental serviu de lastro para as discussões teóricoconceituais essenciais aí desenvolvidas (com contribuições de análises e interpretações alinhadas ainda com estudos de geografia cultural contemporâneos). Os paradigmas de interpretação adotados na investigação foram fundamentalmente de natureza geográfica, em diálogo com outros campos do Conhecimento. Palavras-chave: Arquitetura Paisagística, Modernismo, Inter-transdiciplinaridade, Educação InclusivaDownloads
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Publicado
2008-09-07
Como Citar
DEUS, J. A. S.; CASTRO, H. M. Oscar Niemeyer: as obras de arte do arquiteto do sonho e da inovação e as práticas de ensino inter-transdisciplinares de inclusão desenvolvidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte - DOI 10.5216/ag.v2i2.4706. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 138–155, 2008. DOI: 10.5216/ag.v2i2.4706. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/4706. Acesso em: 14 nov. 2024.
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Artigos
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