A avaliação da aprendizagem no processo de ensino em Geografia - DOI 10.5216/ag.v4i12.12797

Autores

  • Kamila Santos de Paula Rabelo UFG

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer algumas reflexões acerca do ensino de Geografia, para posteriormente discutir a avaliação da aprendizagem com base no socioconstrutivismo tendo como foco de análise a Geografia escolar. Diante do atual quadro das diferentes concepções do ato de avaliar e ser avaliado, torna-se fundamental prosseguir com os debates e discussões sobre a prática avaliativa, pois acredita-se que a avaliação escolar é um processo pelo qual se observa, se verifica, se analisa e se interpreta o processo de construção do conhecimento, dando atenção aos dados relevantes, e com o objetivo de tomar decisões em busca de uma aprendizagem efetiva. Entendo que essa discussão deve acontecer também no âmbito da Geografia escolar. Os esforços devem estar voltados para que haja aprendizagem, considerando que a Geografia ministrada em sala de aula é de suma importância para a vida cotidiana dos alunos. Nesse sentido, os teóricos que estudam o ensino de Geografia vêm defendendo a idéia de que o ensino deve utilizar como referência o lugar de vivência dos alunos, tal indicação é assumida nesse trabalho e para que isso ocorra, acredita-se que a forma de avaliar mais eficiente é a avaliação formativa.

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Publicado

2011-12-25

Como Citar

RABELO, K. S. de P. A avaliação da aprendizagem no processo de ensino em Geografia - DOI 10.5216/ag.v4i12.12797. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 4, p. 222–249, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/16673. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos