Uma atr promessa de outra conferência performática mais bastarda do que barata
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v11i1.82475Resumo
Esta palestra performativa atr (uma abreviação usada na gíria rioplatense para “a todo ritmo”) apresenta o projeto de pesquisa artística de doutorado Conflicted Embodiment, cuja figura central é o dançarin^/performer - pesquisador. Como o projeto é baseado na Stockholm University of the Arts, também serão apresentadas questões específicas do processo de migração da autora do sul global para o norte global (da Argentina/Chile para a Bélgica e depois para a Suécia).
Em um primeiro momento, a prática de tradução de dança para dança (especificamente de balé para reggaeton) é proposta como um dispositivo desencadeador para a estrutura de reflexão das Incorporaciones Conflictivas. Nesse projeto, propõe-se o encontro de diferentes tradições de danças entendidas como “folclórica”, “popular” e “acadêmica”, com o objetivo de articular os conflitos inerentes aos processos de aprendizagem dessas danças.
Em um exercício constante de tradução, essa conferência distorce as línguas maternas e questiona o potencial criativo desses conflitos incorporados, dançando com as veias e as pernas abertas de Abya Yala.
Downloads
Referências
BARBA, Fabián. Quito-Brussels: A Dancer’s Cultural Geography. In FRANKO, Mark, Handbook of Dance Reenactment. New York: Oxford University Press, 2017. P. 399-412.
CADÚS, Eugenia. Danza y peronismo: Disputas entre cultura de elite y culturas populares Buenos Aires: Biblos, 2020.
MORA JARA, caterina daniela. Notes on Conflicted Embodiment. Bélgica, 179. 2025. Disponível em: https://etcetera.be/notes-on-conflicted-embodiment/. Acesso em: 30, abr., 2025.
MORA JARA, caterina daniela. The untranslatable a.pass: the politics of remaining. In HOEGEN, Philippine e MESTRE, Lilia. In In these circumstances: On collaboration, performativity, self-organisation and transdisciplinarity in research-based practices. Eindhoven: Onomatopee, 2022. P. 52-59.
SIMON, Sherry. Gender in Translation: Cultural Identity and the Politics of Transmission. London and New York: Routledge, 1996.
Publicado
Versões
- 2025-09-13 (2)
- 2025-09-02 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 caterina daniela mora jara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.
