Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-09-02. Leia a versão mais recente.

Uma atr promessa de outra conferência performática mais bastarda do que barata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v11i1.82475

Resumo

Esta palestra performativa atr (uma abreviação usada na gíria rioplatense para “a todo ritmo”) apresenta o projeto de pesquisa artística de doutorado Conflicted Embodiment, cuja figura central é o dançarin^/performer - pesquisador. Como o projeto é baseado na Stockholm University of the Arts, também serão apresentadas questões específicas do processo de migração da autora do sul global para o norte global (da Argentina/Chile para a Bélgica e depois para a Suécia).

Em um primeiro momento, a prática de tradução de dança para dança (especificamente de balé para reggaeton) é proposta como um dispositivo desencadeador para a estrutura de reflexão das Incorporaciones Conflictivas. Nesse projeto, propõe-se o encontro de diferentes tradições de danças entendidas como “folclórica”, “popular” e “acadêmica”, com o objetivo de articular os conflitos inerentes aos processos de aprendizagem dessas danças.

Em um exercício constante de tradução, essa conferência distorce as línguas maternas e questiona o potencial criativo desses conflitos incorporados, dançando com as veias e as pernas abertas de Abya Yala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

caterina daniela mora jara, Stockholm University of the Arts, Stockholm, Sueden

En primera persona del plural. Actualmente hacemos un doctorado en investigación artística en Stockholm University of the Arts (SKH), Uniarts. Nuestra práctica hospeda dimensiones conflictivas de procesos de corporización como fuerzas generadoras de creatividad. Problematizamos los modos de producción y representación de la danza escénica occidental. Hicimos el postmaster y el Ciclo de Investigación en a.pass (Bruselas, 2019); la Maestría en Teatro y Artes Performáticas (UNA, Dpto de Artes Dramáticas); la Licenciatura en Composición Coreográfica en Danza-Teatro (UNA, Dpto de Artes del Movimiento) y el Profesorado Superior Nacional de Danzas Clásicas y Contemporáneas (IUPA, 2006).

Perreamos solas y no tenemos Instagram.

Referências

BARBA, Fabián. Quito-Brussels: A Dancer’s Cultural Geography. In FRANKO, Mark, Handbook of Dance Reenactment. New York: Oxford University Press, 2017. P. 399-412.

CADÚS, Eugenia. Danza y peronismo: Disputas entre cultura de elite y culturas populares Buenos Aires: Biblos, 2020.

MORA JARA, caterina daniela. Notes on Conflicted Embodiment. Bélgica, 179. 2025. Disponível em: https://etcetera.be/notes-on-conflicted-embodiment/. Acesso em: 30, abr., 2025.

MORA JARA, caterina daniela. The untranslatable a.pass: the politics of remaining. In HOEGEN, Philippine e MESTRE, Lilia. In In these circumstances: On collaboration, performativity, self-organisation and transdisciplinarity in research-based practices. Eindhoven: Onomatopee, 2022. P. 52-59.

SIMON, Sherry. Gender in Translation: Cultural Identity and the Politics of Transmission. London and New York: Routledge, 1996.

Publicado

2025-09-02

Versões

Como Citar

MORA JARA, Caterina daniela. Uma atr promessa de outra conferência performática mais bastarda do que barata. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 11, n. 1, p. 231–233, 2025. DOI: 10.5216/ac.v11i1.82475. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/82475. Acesso em: 5 dez. 2025.