O Pensar dramatúrgico como chave para descentralizar a criação coreográfica do estúdio de dança.

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DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.68645

Resumo

A poética diversificada da dança contemporânea tem possibilitado o desenvolvimento de uma ampla gama de investigações acerca do processo criativo nesta prática estética. Dentre elas reside um questionamento sobre as atividades corporais realizadas pelos dançarinos para treinar ou preparar o corpo para a criação. Este artigo faz parte deste universo, priorizando as práticas que estão além do trabalho técnico e criativo centralizadas dentro do estúdio de dança. A partir da análise de um processo de criação de um solo em dança contemporânea, este artigo descreve e analisa as atividades de preparação corporal e de sensibilização poética realizadas pela intérprete-criadora em seu cotidiano e o como estas influenciaram a dramaturgia da criação. Concluímos que é através do pensamento dramatúrgico e sua prática de organizar as intensidades e energias geradas nos trabalhos corporais da performer que a coreografia é elaborada. Assim, a discussão realizada ao longo do artigo associada ao pensamento de Behrndt (2016), Scialom e Fabrini (2019), Gouveia (2012), Ostrower (2014) e Louppe (2012), defende a descentralização do processo criativo do estúdio de dança para incluir o cotidiano da artista-criadora como constituinte da criação, evidenciando os procedimentos utilizados para tal.

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Biografia do Autor

Melina Scialom, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

Melina Scialom é performer, dramaturga e pesquisadora da dança. Atualmente é pesquisadora visitande do PPGAC UFBA (bolsa Capes-Print). É pós-doutora pelo PPG Artes da Cena, UNICAMP, foi professora colaboradora do Departamento de Artes Cênicas, UNICAMP, pesquisadora visitante na Universidade de Utrecht, Holanda (2017/18) e Concordia, Canadá (2020). Doutora em Dança (Universidade de Roehampton, Londres), Especialista em Estudos Coreológicos (Trinity Laban, Londres), Mestre em Artes Cênicas (UFBA), Bacharel e Licenciada em Dança (UNICAMP). É fundadora e diretora artística do núcleo de dança Maya-Lila que desde 2005 se dedica à criação em dança mesclando com as linguagens do circo, artes visuais, live-art, e tecnologias digitais. Sua recente pesquisa está sobre a prática da dramaturgia na dança sob o viés do bailarino, ator e performer Concomitantemente vem trabalhando com dramaturgia de espetáculos de dança e teatro físico e preparação corporal para dançarinos, atores e músicos. Melina é autora do livro Laban Plural (Summus, 2017).

Isabela Berto Tescarollo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

Performer, pesquisadora da dança e instrutora de Yoga, formada no Bacharelado em Dança pela UNICAMP (2020). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq com orientação da Profa.Dra. Holly Elizabeth Cavrell (2017) e pela FAPESP (processo 2018/13636- 4) sob orientação das professoras doutoras Melina Scialom e Verônica Fabrini (2019). Atuou como intérprete no grupo Meandros de dança contemporânea da Faculdade de Educação Física da UNICAMP de 2017 a 2019. Em 2020, desenvolveu o projeto “corpo, quase, casa”, contemplado pelo Edital Aluno-Artista (SAE/PRG-UNICAMP) e foi contemplada pelo prêmio FUNARTE Respirarte 2020 com a videodança “may 2020”.

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Publicado

2021-07-29

Como Citar

SCIALOM, M.; BERTO TESCAROLLO, I. O Pensar dramatúrgico como chave para descentralizar a criação coreográfica do estúdio de dança. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 1, p. 253–279, 2021. DOI: 10.5216/ac.v7i1.68645. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/68645. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Eixo 3: Dramaturgias