O Mundo Sério e os Palhaços
Humor, Diversão, Distração e Riso Vital
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i2.59947Resumo
Este artigo aborda sentidos da figura e da arte cênica do palhaço, em tensionamento cômico e jogo criativo com o mundo sério. Para tal, trazemos à esta reflexão as forças extemporâneas de tipos poéticos da genealogia da palhaçaria (jograis, bufões, bobos da corte, etc.) e a crítica nietzschiana dos valores morais e tipos humanos que impingem peso e gravidade à existência. Com isso, questionamos o que pode o palhaço – reconhecido em seu caráter universal como tolo, idiota, vagabundo, desajustado, desrazoado, animalesco, miserável, vil, marginal – com sua arte cênica e humorística na contemporaneidade, diante dos horrores e graves tragédias da existência?
Palavras-chave: palhaços; humor; riso; existência; resistência.
Downloads
Referências
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 2001. v. 2.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relogio D'Agua, 2004.
DORNELES, Juliana. O palhaço na morada do fora de lugar. In: Alegrar, nº 3, 2006 - ISSN: 1808-5148. Disponível em: <www.alegrar.com.br>. Acesso em 10 de janeiro de 2018.
______. Pelo vigor do palhaço. 2009. 116 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). São Paulo, 2009.
FABBRI, Jacques; SALLÉE, André. Clowns et farceurs. Paris: Bordas, 1982.
FELLINI, Federico. Fellini por Fellini. Porto Alegre: L&PM, 1986.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª ed. Curitiba: Positivo, 2010.
GAULIER, Philippe. La Torturadora y Tres obras de teatro. Paris: Éditions Filmiko, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
______. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2005a.
______. Assim falou Zaratustra. Tradução de Mário Silva – 14ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005b.
______. Aurora. Tradução: Antônio Carlos Braga. São Paulo: Editora Scala, 2007.
OLENDZKI, Luciane. A dupla cômica de palhaços: parceria de jogo, operação de funções e princípios da arte clownesca. In: Revista Arte da Cena “Comicidade e Palhaçaria”, v.2, n.3, dezembro 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/artce/article/view/ 43899/22492>. Acesso em 21 de julho de 2019.
______. O trágico alegre e a afirmação da vida na poética do palhaço: exercícios e composições clownescas. 2019. 413f. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
ROMAGNOLLI, Luciana. Domínios da incompetência: crítica do espetáculo “Exceções à Gravidade”, de Avner Eisenberg, ano de 2015. Disponível em: <http://www.horizontedacena.com/domínios-da-incompetencia/>. Acesso em 24 de janeiro de 2018.
SHAKESPEARE, William. O Rei Lear. Tradução de Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 2007.
SLAVUTZKY, Abrão. A piada e a sua relação com o inconsciente. Disponível em: <http://www.oocities.org/hotsprings/villa/3170/Slavutzky.htm>. Acesso em 17 de janeiro de 2018.
SOUZA, Cláudia Funchal Valente. A improvisação cômica e algumas possibilidades contemporâneas de palhaçaria. In: Anais da V Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2009.
TOWSEN, John H. Clowns. New York: Hawthorn Books, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.