Artes Indígenas: práticas pedagógicas com crianças para reflorestarmentes

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79414

Abstract

Esse artigo elaborado em formato de relato descritivo e crítico busca compartilhar um conjunto de experiências e ações desenvolvidas na prática do ensino das artes e culturas indígenas. O campo de abrangência da investigação é a Escola Municipal de Ensino Fundamental e EJA Professora Noêmia Alves de Souza, localizada no município do Conde/Paraíba. O tema das práticas pedagógicas centrou-se em um diálogo específico com a cultura do povo Tabajara tendo-se como grupo focal os estudantes do sexto ano do ensino fundamental II. Buscou-se apontar a importância da implementação de procedimentos e processos pedagógicos que explorem a temática indígena a partir de perspectivas antirracistas nas escolas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Cristina da Conceição Resende, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Indígena Tabajara. Mestra em Artes pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal da Paraíba (Prof-Artes/UFPB). Pós-graduada em Metodologia do Ensino das Artes/UniBF. Graduada em Dança pela UFPB. Professora Efetiva da Rede Pública de Ensino do Município de Conde na Paraíba, integra o Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo (UFPB/CNPq). Em 2015, iniciou o seu processo de descoberta étnica e, desde então, tem pesquisado sobre a reorganização cultural de seu povo, bem como sobre os fazeres artísticos de povos indígenas como metodologia de ensino no componente curricular Arte.

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Artista e Pesquisador das Artes da Cena. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Artes/UFPB. Doutor em Ciências Sociais - UERJ (2016). Mestre em Ciência da Arte - UFF (2011) e Bacharel em Dança - UFRJ (2008). Cofundador do Fórum de Artistas Pretas e Pretos da Paraíba. Integra o Grupo de Trabalho O Afro nas Artes Cênicas: performances afrodiaspóricas em uma perspectiva de decolonização da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Lidera o Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo onde desenvolve investigações sobre o impacto das referencialidades hegemônicas na formação universitária em dança e coordena o projeto de extensão Coletivo de Dança Redemoinho/UFPB.

Riferimenti bibliografici

BANIWA, Braulina; KAINGANG, Joziléia; MANDULÃO, Giovana. Mulheres: corpos-

territórios indígenas em resistência. Fundação Luterana de Diaconia: Conselho de Missão

entre Povos Indígenas, Porto Alegre: 2023. Disponível em:

https://comin.org.br/publicacao/semana-dos-povos-indigenas-2023/. Acesso em: 20 maio

IWA, Gersem dos Santos Luciano. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os

povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação

Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

CORREA, Célia Nunes. O barro, o jenipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria

Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada. 2018. Dissertação

(Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

KAMBEBA. Márcia. Índio eu não sou. Revista Acrobata. Disponível em:

https://revistaacrobata.com.br/julie-dorrico/poesia/3-poemas-de-marcia-kambeba/ Acesso em:

maio 2024.

KAYAPÓ. Edson. A Diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: O que a escola

tem a ver com isso? In: Educação em rede: Culturas indígenas, Diversidade e educação. Rio

de Janeiro: SESC, 2019.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami.

Tradução Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-

. São Paulo: Paulinas, 2012.

NASCIMENTO, José Benício Silva. Grafismo indígena: pinturas corporais como prática no

ensino de geografia na Escola Indígena Itá-ara, Pacatuba/CE. Trabalho de Conclusão de

Curso. Universidade Federal do Ceará, 2019.

NOGUEIRA, Sidney. Intolerância religiosa. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra,

POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. Rio de Janeiro: Grumin, 2018.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos

CEDES [online]. 2001, vol. 21, n. 53. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-

Acesso em 16 maio 2024.

Pubblicato

2024-11-20

Come citare

RESENDE, C. da C.; OLIVEIRA, V. H. N. de. Artes Indígenas: práticas pedagógicas com crianças para reflorestarmentes . Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 38–60, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79414. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79414. Acesso em: 21 nov. 2024.