Artes indígenas: prácticas pedagógicas con niños para la reforestación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79414

Resumen

Este artículo, escrito en forma de informe descriptivo y crítico, pretende compartir un conjunto de experiencias y acciones desarrolladas en la práctica de la enseñanza de las artes y culturas indígenas. El campo de investigación es la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental y EJA Professora Noêmia Alves de Souza, ubicada en el municipio de Conde/Paraíba. El tema de las prácticas pedagógicas se centró en un diálogo específico con la cultura del pueblo Tabajara, teniendo como grupo de enfoque los alumnos del sexto año de la escuela primaria II. El objetivo fue señalar la importancia de implementar procedimientos y procesos pedagógicos que exploren las cuestiones indígenas desde una perspectiva antirracista en las escuelas.

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Biografía del autor/a

Cristina da Conceição Resende, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Indígena Tabajara. Mestra em Artes pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal da Paraíba (Prof-Artes/UFPB). Pós-graduada em Metodologia do Ensino das Artes/UniBF. Graduada em Dança pela UFPB. Professora Efetiva da Rede Pública de Ensino do Município de Conde na Paraíba, integra o Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo (UFPB/CNPq). Em 2015, iniciou o seu processo de descoberta étnica e, desde então, tem pesquisado sobre a reorganização cultural de seu povo, bem como sobre os fazeres artísticos de povos indígenas como metodologia de ensino no componente curricular Arte.

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Artista e Pesquisador das Artes da Cena. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Artes/UFPB. Doutor em Ciências Sociais - UERJ (2016). Mestre em Ciência da Arte - UFF (2011) e Bacharel em Dança - UFRJ (2008). Cofundador do Fórum de Artistas Pretas e Pretos da Paraíba. Integra o Grupo de Trabalho O Afro nas Artes Cênicas: performances afrodiaspóricas em uma perspectiva de decolonização da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Lidera o Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo onde desenvolve investigações sobre o impacto das referencialidades hegemônicas na formação universitária em dança e coordena o projeto de extensão Coletivo de Dança Redemoinho/UFPB.

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Acesso em 16 maio 2024.

Publicado

2024-11-20

Cómo citar

RESENDE, C. da C.; OLIVEIRA, V. H. N. de. Artes indígenas: prácticas pedagógicas con niños para la reforestación. Arte de la Escena, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 38–60, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79414. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79414. Acesso em: 21 nov. 2024.