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The power of the dance encounter with children in early childhood education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.79401

Abstract

This article discusses the power of the encounter between dance with children in early childhood education, using as empirical field the artistic-pedagogical practices developed in the project “Creating dances with children in early childhood education”, carried out in the context of a university early childhood education school, between 2017 and 2018.  The project sought to understand ways of creating and performing dances with children. Intertwining the fields of dance and education, two questions were fundamental to guide our reflections: What understanding of dance meets the meaning of early childhood education? Which childhood have the right to dance? Initially it is presented and discussed how children's bodies are seen and the understanding of childhood that guides this study. Then it is proposed a reflection on early childhood education, the first stage of basic education, as a favorable and rightful stage for children to participate in dancing experiences committed to a sensitive, creative and emancipatory formation. Finally, we affirm the power of the encounter between dance and children and how we have a lot to learn from them, especially about their relationship with movement in a poetic dimension, when we privilege sensitive listening between adults and children in artistic-pedagogical practices.

Keywords: Dance; Child; Childhood; Early childhood education

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Author Biographies

Patrícia Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil, patgpereira@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2024), Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2002), Especialista em Educação Psicomotora pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1996), Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). É Professora Assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, dança-educação, técnica de dança, composição coreográfica e processos de criação. Coordenou projetos pelo Programa de Iniciação e Profissionalização Artística em Dança da UFRJ de 2005-2013. Atualmente coordena os projetos "Criando danças com crianças na educação infantil" e "Investigação do processo de criação coreográfica a partir do universo infantil". É sócia da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA/2013) publicando trabalhos como autora, co-autora e orientadora.

Ligia Maria Aquino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio da Janeiro, Brasil, ligiaaquino@yahoo.com.br

É Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1986). Professora associada do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Bolsa de PROCIÊNCIA/UERJ (desde 2012), Jovem Cientista de Nosso Estado/FAPERJ (2012-2015). Foi vice-coordenadora do PROPEd (2012-2017). É líder do Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34302) e integra a equipe do Ateliê de Infância e Filosofia/UERJ (ATIF). Foi coordenadora do GT7 - Educação da Criança de 0 a 6 anos (2006-2009) e membro do comitê científico (2010-2015) da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação-ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, formação de professores, políticas públicas e práticas pedagógicas.

Maria Inês Galvão Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil, inesgalvao2@gmail.com

Possui doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2010), mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2002). Líder do Grupo de Pesquisa Investigações sobre o Corpo Cênico (GPICC), professora Associada do departamento de arte corporal atuando nos cursos de dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É docente e pesquisadora realizando produções principalmente na linha de pesquisa: performances e performatividades da dança. Integrou a Comissão de Implementação e implantação do Programa de Pós-graduação em dança da UFRJ (PPGDan) e atualmente é docente do curso de Mestrado em Dança. Coordenando projetos pelo Programa de Iniciação e Profissionalização Artística em Dança da UFRJ desde 2002, orientou cerca de 60 bolsistas PIBIAC (Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural). É integrante do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Dança da UFRJ. Como intérprete e pesquisadora integra projetos de investigação cênica em parceria com docentes da Escola de Teatro da UNIRIO e do Instituto de Artes da UERJ. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE/1999) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA/2007) publicando trabalhos como autora, co-autora e orientadora. Integra o projeto de Preparação Corporal para a Cena Teatral em parceria com o curso de Direção Teatral (ECO/UFRJ) orientando alunos dos cursos de dança na preparação corporal das montagens de conclusão de curso dos alunos-diretores.

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2025-02-11

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How to Cite

PEREIRA, Patrícia; AQUINO, Ligia Maria; GALVÃO SOUZA, Maria Inês. The power of the dance encounter with children in early childhood education. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 178–210, 2025. DOI: 10.5216/ac.v10i2.79401. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79401. Acesso em: 5 dec. 2025.