A potência do encontro da dança com crianças na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.79401Resumo
O artigo promove uma discussão sobre a potência do encontro da dança com crianças na educação infantil, tendo como campo empírico as práticas artístico-pedagógicas desenvolvidas no projeto “Criando danças com crianças na educação infantil” realizada no contexto de uma escola de educação infantil universitária, entre os anos de 2017 e 2018, buscando compreender modos de criar e fazer danças com as crianças. Entrelaçamos os campos da dança e da educação e compreendemos que duas questões eram fundamentais para nortear as nossas reflexões: Que compreensão de dança vai ao encontro do sentido e significado da educação infantil? Que infâncias têm o direto de dançar? Primeiramente apresentamos e discutimos como enxergamos os corpos crianças e a compreensão de infância que norteia esse estudo. Depois refletimos sobre a educação infantil, primeira etapa da educação básica, como palco favorável e de direito para as crianças vivenciarem experiências dançantes comprometidas com uma formação sensível, criativa e emancipadora. Por fim, afirmamos a potência do encontro da dança com crianças e que temos muito a aprender com elas, em especial sobre sua relação com o movimento em dimensão poética, quando privilegiamos uma escuta sensível entre adultos e crianças nas práticas artístico-pedagógicas.
Palavras-chave: Dança; Crianças; Infâncias; Educação infantil.
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