A potência do encontro da dança com crianças na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.79401

Resumo

O artigo promove uma discussão sobre a potência do encontro da dança com crianças na educação infantil, tendo como campo empírico as práticas artístico-pedagógicas desenvolvidas no projeto “Criando danças com crianças na educação infantil” realizada no contexto de uma escola de educação infantil universitária, entre os anos de 2017 e 2018, buscando compreender modos de criar e fazer danças com as crianças. Entrelaçamos os campos da dança e da educação e compreendemos que duas questões eram fundamentais para nortear as nossas reflexões: Que compreensão de dança vai ao encontro do sentido e significado da educação infantil? Que infâncias têm o direto de dançar? Primeiramente apresentamos e discutimos como enxergamos os corpos crianças e a compreensão de infância que norteia esse estudo. Depois refletimos sobre a educação infantil, primeira etapa da educação básica, como palco favorável e de direito para as crianças vivenciarem experiências dançantes comprometidas com uma formação sensível, criativa e emancipadora. Por fim, afirmamos a potência do encontro da dança com crianças e que temos muito a aprender com elas, em especial sobre sua relação com o movimento em dimensão poética, quando privilegiamos uma escuta sensível entre adultos e crianças nas práticas artístico-pedagógicas.

Palavras-chave: Dança; Crianças; Infâncias; Educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Gomes Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, patgpereira@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2024), Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2002), Especialista em Educação Psicomotora pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1996), Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). É Professora Assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, dança-educação, técnica de dança, composição coreográfica e processos de criação. Coordenou projetos pelo Programa de Iniciação e Profissionalização Artística em Dança da UFRJ de 2005-2013. Atualmente coordena os projetos "Criando danças com crianças na educação infantil" e "Investigação do processo de criação coreográfica a partir do universo infantil". É sócia da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA/2013) publicando trabalhos como autora, co-autora e orientadora.

Ligia Maria Aquino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio da Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, ligiaaquino@yahoo.com.br

É Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1986). Professora associada do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Bolsa de PROCIÊNCIA/UERJ (desde 2012), Jovem Cientista de Nosso Estado/FAPERJ (2012-2015). Foi vice-coordenadora do PROPEd (2012-2017). É líder do Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34302) e integra a equipe do Ateliê de Infância e Filosofia/UERJ (ATIF). Foi coordenadora do GT7 - Educação da Criança de 0 a 6 anos (2006-2009) e membro do comitê científico (2010-2015) da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação-ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, formação de professores, políticas públicas e práticas pedagógicas.

Maria Inês Galvão Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, inesgalvao2@gmail.com

Possui doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2010), mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2002). Líder do Grupo de Pesquisa Investigações sobre o Corpo Cênico (GPICC), professora Associada do departamento de arte corporal atuando nos cursos de dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É docente e pesquisadora realizando produções principalmente na linha de pesquisa: performances e performatividades da dança. Integrou a Comissão de Implementação e implantação do Programa de Pós-graduação em dança da UFRJ (PPGDan) e atualmente é docente do curso de Mestrado em Dança. Coordenando projetos pelo Programa de Iniciação e Profissionalização Artística em Dança da UFRJ desde 2002, orientou cerca de 60 bolsistas PIBIAC (Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural). É integrante do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Dança da UFRJ. Como intérprete e pesquisadora integra projetos de investigação cênica em parceria com docentes da Escola de Teatro da UNIRIO e do Instituto de Artes da UERJ. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE/1999) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA/2007) publicando trabalhos como autora, co-autora e orientadora. Integra o projeto de Preparação Corporal para a Cena Teatral em parceria com o curso de Direção Teatral (ECO/UFRJ) orientando alunos dos cursos de dança na preparação corporal das montagens de conclusão de curso dos alunos-diretores.

Referências

ALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa? Uma proposta para a

Educação Infantil . São Paulo: Summus Editorial, 2016.

ANDRADE. Carolina Romano de. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança para a Educação Infantil. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2016.

AQUINO, Ligia Maria Leão et al. Educação Infantil, infância e diversidade. 2014. Disponível em: http://www.grupeci.fe.ufg.br/up/693/o/TR67.pdf.

AQUINO, Ligia Maria Leão. Professoras de Educação Infantil e saber docente. Teias. Rio de Janeiro, ano 6, no11-12, p.1-12 jan./dez.2005.

ARENHART, Deise. Culturas infantis e desigualdades sociais. Petrópolis: Vozes, 2016.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. 2. ed. São Paulo: Summus, 2009.

_________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, 1).

BRASIL. Lei n. 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, DF: Diário Oficial [da] União, 3 maio de 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf.

_____. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm.

_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 dez. 2009, Seção 1, p. 18. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Lisandra Oggi; AQUINO, Ligia Leão de. Crianças e infância na interface da socialização. Questões para a Educação Infantil. Eccos, Revista Científica, São Paulo, n. 50, 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14092. Acesso em: 05 maio. 2023.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LEITE FILHO, Aristeo; GOMES, Lisandra Oggi; PEREIRA, Rita Ribes. A infância na universidade pelo Departamento de Estudos da Infância. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, [S. l.], v. 1, n. 82, p. 216-235, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/201363 Acesso em: 23 mar. 2023.

MARQUES, Isabel Azevedo. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

________. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo. Blucher, 2012.

NASCIMENTO, Maria, Letícia, Barros Pedroso. Infância e direitos: uma abordagem social e pedagógica. In: Congresso do Sindicato dos Educadores da Infância, 2014. Texto elaborado para a mesa-redonda “50 anos do golpe”: feminismo, infância e direitos da criança. p. 1-7.

PAGNI, Pedro Angelo. A infância, arte de governo pedagógica e cuidado de si. Educação e realidade. Porto Alegre, v. 35, p. 99-123, 2010.

Pereira, Patrícia Gomes. Caminhos encantados: uma experiência estética em dança com crianças na educação infantil. In: Anais do congresso de estudos da infância. Rio de Janeiro (RJ) UERJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIICEI/417701-CAMINHOS- ENCANTADOS--UMA-EXPERIENCIA-ESTETICA-EM-DANCA-COM-CRIANCAS- NA-EDUCACAO-INFANTIL. Acesso em: 10/01/2024.

______. Entre corpos, criações e narrativas: um estudo do encontro da dança com crianças na educação infantil. 237f, 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

PEREIRA, Rita Ribes. Pesquisa com crianças. In: PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nelia Rezende (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: NAU, 2012. p. 59-86.

SARMENTO, Manoel. Gerações e Alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, Maio/Ago. 2005.

_________. Sociologia da Infância: Correntes e Confluências. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis. Vozes, p.17-39, 2008.

_________. Estudos da infância e sociedade contemporânea: desafios conceptuais, Revista O Social em Questão. Revista da PUC-Rio de Janeiro, XX, no21, p. 15-30, 2009.

SILVA, Mauricio Roberto da. “Exercícios de ser criança”. O corpo em movimento na Educação Infantil. In: ARROYO, Miguel; SILVA, Mauricio Roberto da (Orgs.). Corpo-Infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012.

TIRIBA, Lea. Educação Infantil como direito e alegria. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018.

VIEYRA, Adalberto; MEYER, André; EARP, Ana Célia de Sá. Helenita Sá Earp: vida e obra. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2019.

VIGOTSKI, Lev. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Downloads

Publicado

2025-02-11 — Atualizado em 2025-03-09

Versões

Como Citar

PEREIRA, P. G.; AQUINO, L. M.; GALVÃO SOUZA, M. I. A potência do encontro da dança com crianças na educação infantil. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 2, p. 178–210, 2025. DOI: 10.5216/ac.v10i2.79401. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79401. Acesso em: 15 mar. 2025.