Era uma vez, outra vez: a recontação dos contos de fadas sob o olhar de crianças de uma turma do ensino fundamental, anos iniciais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79356

Abstract

Este estudo objetivou evidenciar o potencial pedagógico da dramatização na recontação de contos de fadas por crianças de seis anos. Realizado numa escola municipal de Milagres, Bahia, adotou-se uma metodologia qualitativa para investigar como essa prática contribui para o desenvolvimento cognitivo e criativo infantil, promovendo a expressão individual e coletiva no ambiente educacional. Utilizou-se uma ‘caixa de faz de contos’ como recurso didático, permitindo que as crianças escolhessem, recriassem e dramatizassem os contos, interagindo com as perspectivas de seus pares. Concluiu-se que a dramatização facilita a transdução de narrativas em performances expressivas, gerando interpretações variadas e enriquecendo a compreensão da realidade pelas crianças, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e a aquisição de novos conhecimentos de maneira lúdica.

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Biografie autore

Regina Lúcia Portela, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Doutoranda do Programa Multi- Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA-UNEB-IFBA-UEFS-LNCC, SENAI-CIMATEC). Possui mestrado e graduação em Artes Cênicas e Pedagogia (UFBA). Pesquisadora nas áreas da Performance, Narrativas e Esquizodrama. Participa do Grupo de Pesquisa REDPECT - Rede de Pesquisa em Conhecimento e Tecnologia (UFBA). Consultora em Arte, Educação Continuada, Educação a Distância e Desenvolvimento

Humano Holístico.

Érika Silva Chaves, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Doutoranda do Programa Multi- Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA-UNEB-IFBA-UEFS-LNCC, SENAI-CIMATEC). Mestra em Educação Superior pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela UFBA. Especialização em andamento na Universidade Católica de Santa Catarina em Saúde e Práticas Integrativas. Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Bahia (FIB-2008). Experiência na área de Fisioterapia Dermato Funcional e Saúde da Mulher. Pesquisadora Bolsista Capes de 2018-2020, atualmente bolsista Fapesb 2021.

Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia na área de Teatro-Educação (2007), mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2002), graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (1998). Atualmente é Professora Associada 4, da Universidade Federal da Bahia, Coordenadora Geral e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC). É Professora Associada II da Universidade Federal da Bahia.

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Pubblicato

2024-11-20

Come citare

PORTELA, R. L.; SILVA CHAVES, Érika; AUXILIADORA SANTOS MAIA DE OLIVEIRA, U. Era uma vez, outra vez: a recontação dos contos de fadas sob o olhar de crianças de uma turma do ensino fundamental, anos iniciais. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 152–166, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79356. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79356. Acesso em: 21 nov. 2024.