Corpo Ritualizado

Gestos que se prolongam no mundo

Autori

  • Saulo Vinícius Almeida Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, sauloalmeida1@live.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v8i2.74308

Abstract

Muitas são as experiências artísticas que aproximam teatro e ritual. Quais são os desdobramentos desta aproximação para o corpo das pessoas envolvidas? O objetivo deste artigo é refletir sobre o corpo ritualizado em práticas de teatro ritual e no Candomblé Angola. Para tanto, utiliza-se de narrativas de experiência de azenza e Tat’etus dya Nkisi parte de um conjunto de entrevistas realizadas no Nzó Atim Kayango ua Mukongo, localizado na cidade de Juatuba em Minas Gerais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Saulo Vinícius Almeida, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, sauloalmeida1@live.com

Ator e diretor teatral. Doutorando em Artes - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Artes Cênicas (Pedagogia do Teatro - Formação do Artista Teatral) pela Universidade de São Paulo (USP). É graduado em Teatro (Bacharelado em Interpretação Teatral) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atuou como bolsista no projeto "Percursos do drama brasileiro: narrativas, mitos e performances teatrais, de folguedos e reisados, na formação da dramaturgia" orientado pela Profª. Drª. Luciana Morteo Éboli, no qual estudou ao longo de três anos as relações entre mitologia, psique e a práxis cênica. Atualmente, dá andamento à habilitação em Licenciatura em Teatro na Universidade de Brasília (UNB). Integra o Grupo de Estudos em Estética Contemporânea coordenado pelo prof. Dr. Ricardo Fabbrini, locado no Departamento de Filosofia da USP e é colaborador do LAT! - Laboratório de Atuação, coordenado pela Profª Drª Alice K e locado na Escola de Comunicações e Artes da USP. Durante sua formação como artista-pesquisador-pedagogo, frequentou o bacharelado em Teatro (Interpretação Teatral) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Riferimenti bibliografici

ADEOFE, Leke. Personal Identity in African Metaphysics. In: BROWN, Lee (ed.) African Philosophy. New and Traditional Perspectives. New York: Oxford UP, 2004, p. 69-86.

ALMEIDA, Saulo V. O teatro e o Sagrado: imagem, transe e ritual. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

ELIADE, Mircea. Mefistófeles e o andrógino: comportamentos religiosos e os valores espirituais não europeus. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GROTOWSKI, Jerzy. Para um teatro pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio e Editora Dulcina, 2011.

GROTOWSKI, Jerzy. Performer. Revista Performatus, Inhumas, ano 3, n. 14, jul. 2015.

HAMPATE BÂ, Amadou. La notion de personne en Afrique Noire. In: DIETERLEN, Germaine (ed.). La notion de personne en Afrique Noire. Paris: CNRS, 1981, p. 181-192.

PEIRANO, Mariza. O dito e o feito: ensaio de antropologia dos rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Núcleo de Antropologia da Política/UFRJ, 2002.

RUFINO, Luiz. Exu e a pedagogia das encruzilhadas. 2017. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

SEGALEN, Martine. Ritos e rituais contemporâneos. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2002.

TURNER, Victor. Dramas, campos e metáforas: ação simbólica na sociedade humana. Niterói: Eduff, 2017.

Entrevistas

MARTINS, Roberta Damásio. Entrevista I. [out. 2021]. Entrevistador: Saulo Vinícius Almeida. Nova Lima (MG), 2021. 1 arquivo .mp4 (31m 38s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.

OTÁVIO, Caio Luís. Entrevista I. [mar. 2022]. Entrevistador: Saulo Vinícius Almeida. Nova Lima (MG), 2022. 1 arquivo .mp4 (32m 04s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.

SANTOS, Washington Luís. Entrevista I. [out. 2021]. Entrevistador: Saulo Vinícius Almeida. Nova Lima (MG), 2021. 1 arquivo .mp4 (47m 17s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.

SESSÉMEANDÊ, Paixão. Entrevista I. [mar. 2022]. Entrevistador: XXXXXX. Nova Lima (MG), 2022. 1 arquivo .mp4 (1h 09m 23s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.

Filmes

LIBORIO. Direção: Nino Martínez Sosa. Produção de Fernando Santos Díaz e Nino Martínez Sosa. República Dominicana: Guasábara Cine, Basié Guanábana Macuto e Quenepa Producciones, 2021. (99 min.)

TASTE. Direção: Le Bao. Produção de Lai Weijie, Thi Phuong Thao Dong e Van Thanh Le. Vietnã: Wild Bunch International, 2021. (97 min.)

THE DESERTED. Direção: Tsai Ming-Liang. Produção de Claude Wang. Taiwan: Homegreen Films, 2017. (137 min.)

Pubblicato

2023-06-20

Come citare

ALMEIDA, S. V. Corpo Ritualizado: Gestos que se prolongam no mundo. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 8, n. 2, p. 297–320, 2023. DOI: 10.5216/ac.v8i2.74308. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/74308. Acesso em: 17 lug. 2024.