Cuerpo Ritualizado
Gestos que se extienden por el mundo
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v8i2.74308Resumen
Son muchas las experiencias artísticas que acercan el teatro al ritual. ¿Cuáles son las consecuencias de este enfoque para el cuerpo de las personas involucradas? El propósito de este artículo es reflexionar sobre el cuerpo ritualizado en las prácticas del teatro ritual y en el Candomblé Angola. Para ello, utiliza relatos de experiencia de iniciados en el Candomblé Angola, que son parte de un conjunto de entrevistas realizadas en el Nzó Atim Kayango ua Mukongo, ubicado en la cuidad de Juatuba, en Minas Gerais, Brasil.
Descargas
Citas
ADEOFE, Leke. Personal Identity in African Metaphysics. In: BROWN, Lee (ed.) African Philosophy. New and Traditional Perspectives. New York: Oxford UP, 2004, p. 69-86.
ALMEIDA, Saulo V. O teatro e o Sagrado: imagem, transe e ritual. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
ELIADE, Mircea. Mefistófeles e o andrógino: comportamentos religiosos e os valores espirituais não europeus. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GROTOWSKI, Jerzy. Para um teatro pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio e Editora Dulcina, 2011.
GROTOWSKI, Jerzy. Performer. Revista Performatus, Inhumas, ano 3, n. 14, jul. 2015.
HAMPATE BÂ, Amadou. La notion de personne en Afrique Noire. In: DIETERLEN, Germaine (ed.). La notion de personne en Afrique Noire. Paris: CNRS, 1981, p. 181-192.
PEIRANO, Mariza. O dito e o feito: ensaio de antropologia dos rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Núcleo de Antropologia da Política/UFRJ, 2002.
RUFINO, Luiz. Exu e a pedagogia das encruzilhadas. 2017. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
SEGALEN, Martine. Ritos e rituais contemporâneos. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2002.
TURNER, Victor. Dramas, campos e metáforas: ação simbólica na sociedade humana. Niterói: Eduff, 2017.
Entrevistas
MARTINS, Roberta Damásio. Entrevista I. [out. 2021]. Entrevistador: Saulo Vinícius Almeida. Nova Lima (MG), 2021. 1 arquivo .mp4 (31m 38s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.
OTÁVIO, Caio Luís. Entrevista I. [mar. 2022]. Entrevistador: Saulo Vinícius Almeida. Nova Lima (MG), 2022. 1 arquivo .mp4 (32m 04s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.
SANTOS, Washington Luís. Entrevista I. [out. 2021]. Entrevistador: Saulo Vinícius Almeida. Nova Lima (MG), 2021. 1 arquivo .mp4 (47m 17s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.
SESSÉMEANDÊ, Paixão. Entrevista I. [mar. 2022]. Entrevistador: XXXXXX. Nova Lima (MG), 2022. 1 arquivo .mp4 (1h 09m 23s). Entrevista concedida para o projeto Corpo, Ações e Campos de Invisibilidades em Rituais Brasileiros: da incorporação ao êxtase.
Filmes
LIBORIO. Direção: Nino Martínez Sosa. Produção de Fernando Santos Díaz e Nino Martínez Sosa. República Dominicana: Guasábara Cine, Basié Guanábana Macuto e Quenepa Producciones, 2021. (99 min.)
TASTE. Direção: Le Bao. Produção de Lai Weijie, Thi Phuong Thao Dong e Van Thanh Le. Vietnã: Wild Bunch International, 2021. (97 min.)
THE DESERTED. Direção: Tsai Ming-Liang. Produção de Claude Wang. Taiwan: Homegreen Films, 2017. (137 min.)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Saulo Vinícius Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.