O que pode o figurino na dança?
Abstract
Trata-se de um ensaio sobre o figurino na dança moderna. Neste, questionamos o que veste o corpo que dança e a reflexão se dá no figurino da dança moderna por achar que tal elemento em um determinado período da história da dança contribuiu para se pensar em um novo estilo de dança, em um novo paradigma de corpo. O texto objetiva compreender como a estética do figurino contribui para o movimento dançado na cena de dança e parte de uma abordagem metodológica da análise de imagens. Na reflexão compreendeu-se que a partir das imagens analisadas o figurino figura como um sistema integrador na representação; o espectador, além da dança, aprecia-os como ponto de refer~encia, como sinalizador dessa representação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARIL, J. La Danza Moderna. Barcelona: Paidós, 1987.
LEITE, Miriam Lifchitz Moreira. Texto visual e texto verbal. In: FELDMAN-BIANCO; LEITE (org.). Desafios da Imagem. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998.
COLLECTIF, RM. Loïe Fuller: Danseuse de l’art nouveau. Paris,2002.
CURRENT, Márcia Ewing; CURRENT, Richard Nelson. Loïe Fuller. London: Ed. Northeastern University, 1997.
DUNCAN, Isadora. Minha vida. Tradução de Gastão Cruls. Rio de Janeiro; José Olympio Editora, 1986.
GRAHAM, Martha. Memória do sangue: uma auto biografia. Tradução de Cláudia Martinelli Gama. São Paulo: Siciliano, 1993.
GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Tradução de Glória Mariani e Antônio Guimarães Filho. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1980.
MAUSS, Marceu. Sociologia e antropologia. São Paulo: Edusp, 1974.
PAVIS, Patrice. Análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PIMENTEL, L. C. M. El cuerpo híbrido en la danza: transformaciones en el lenguaje coreográfico a partir de las tecnologías digitales. Análisis teórico y propuestas experimentales. Valencia: UPV, 2008. Tese Doutorado em Artes Visuais. Faculdade de Belas Artes, Universidade Politécnica de Valência, 2008. Disponível em: http://dspace.upv.es/manakin/handle/102 51/3838. Acesso em: (01/03/2012).
SOUZA, Aguinaldo Moreira de. Palavra do corpo: confluência de linguagens em night journey. Revista Trans/Form/Ação, São Paulo, 24: 163-181, 2001.
SPOLADORE, Bruna. Loie Füller: aproximações entre corpo-imagem e cinema de corpo. Anais do II Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, julho/2012.
SUQUET, Annie. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: CORBIN, Alain; courtine, Jean-Jacuqes; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar. O século XX. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Marcilio Souza Vieira
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.