Música e Cena
Parole chiave:
Trilha Sonora, Música, Cena, Teatro, CinemaAbstract
Trilha sonora é sempre fundamental para materialização de conceitos e metáforas em cena nas mais distintas áreas das artes dramáticas. Estudar a relação entre ambos abre um novo campo interpretativo, no qual sua origem necessita ser compreendida. Esse artigo tem como objetivo estruturar e nortear esse objeto de pesquisa agrupando teorias e referências sobre música de cinema, porém estabelecendo sua relação primordial com o teatro, sistematizando conceitos e elaborando projeções sobre a relação entre música e cena. Considerações teóricas foram baseadas em autores como Michel Chion, Cláudia Gorbman, Ney Carrasco. Observa-se nesse estudo como a trilha sonora, com o passar dos anos, pode interagir tanto de forma descritiva quanto atuar de forma mais subconsciente, fundida à cena, onde o som deixa de ser percebido como um ente à parte.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CARRASCO, C. R. Trilha Musical: Música e Articulação Fílmica. São Paulo: monografia de Mestrado apresentada a ECA – USP, 1993.
CHION, Michael. Audio-Vision – Sound on Screen. New York: Columbia University Press, 1994.
GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies: Narrative Film Music. London: Indiana University Press, 1987.
NIETZCHE, Friedrich Willhelm, O Nascimento da tragédia ou Helenismo e Pessimismo. Tradução de J. Guinsburd. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SOUSA, Elizabete Marques Jesus de. A Técnica do Leitmotiv em Der Ring des Nibulungen. de Richard Wagner e em Budeenbrooks de Thomas Mann. Lisboa: Faculdade de Lisboa, 1999.
Berlioz - Symphonie fantastique Mariss Jansons conducts, Proms 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yK6iAxe0oEc acessado dia 29/03/2015
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Rogério de Oliveira Sobreira, Anselmo Guerra de Almeida
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.