Música e Cena

Auteurs-es

  • Rogério de Oliveira Sobreira Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3229-7438
  • Anselmo Guerra de Almeida Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Mots-clés :

Trilha Sonora, Música, Cena, Teatro, Cinema

Résumé

Trilha sonora é sempre fundamental para  materialização de conceitos e metáforas em cena nas mais distintas áreas das artes dramáticas. Estudar a relação entre ambos abre um novo campo interpretativo, no qual sua origem necessita ser compreendida. Esse artigo tem como objetivo estruturar e nortear esse objeto de pesquisa agrupando teorias e referências sobre música de cinema, porém estabelecendo sua relação primordial com o teatro, sistematizando conceitos e elaborando projeções sobre a relação entre música e cena. Considerações teóricas foram baseadas em autores como Michel Chion, Cláudia Gorbman, Ney Carrasco. Observa-se nesse estudo como a trilha sonora, com o passar dos anos, pode interagir tanto de forma descritiva quanto atuar de forma mais subconsciente, fundida à cena, onde o som deixa de ser percebido como um ente à parte.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rogério de Oliveira Sobreira, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Rogério de Oliveira Sobreira possui graduação em Direção de Arte, pela Universidade Federal de Goiás (2010) e atualmente cursa o mestrado em Música, pela mesma instituição. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Composição Musical, música computacional, direção de arte e trilha sonora.

Anselmo Guerra de Almeida, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi pesquisador visitante no CRCA - Center for Research in computing and The Arts da Universidade da Califórnia San Diego (1995/6)Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, música computacional, música eletroacústica, música contemporânea. Foi coordenador do Mestrado em Música da UFG por três mandatos e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica - SBME.

Références

CARRASCO, C. R. Trilha Musical: Música e Articulação Fílmica. São Paulo: monografia de Mestrado apresentada a ECA – USP, 1993.

CHION, Michael. Audio-Vision – Sound on Screen. New York: Columbia University Press, 1994.

GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies: Narrative Film Music. London: Indiana University Press, 1987.

NIETZCHE, Friedrich Willhelm, O Nascimento da tragédia ou Helenismo e Pessimismo. Tradução de J. Guinsburd. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SOUSA, Elizabete Marques Jesus de. A Técnica do Leitmotiv em Der Ring des Nibulungen. de Richard Wagner e em Budeenbrooks de Thomas Mann. Lisboa: Faculdade de Lisboa, 1999.

Berlioz - Symphonie fantastique Mariss Jansons conducts, Proms 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yK6iAxe0oEc acessado dia 29/03/2015

Téléchargements

Publié-e

2015-03-31

Comment citer

SOBREIRA, R. de O.; DE ALMEIDA, A. G. Música e Cena. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 1, n. 2, p. 51–66, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/34769. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Thèmes Variés