UM ENCONTRO ENTRE A VIA NEGATIVA E O PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM NA PREPARAÇÃO CORPORAL DO GRUPO MOVÈRE

Autori

  • Carolina de Pinho Barroso Magalhães

Parole chiave:

Teatro físico, via negativa, desconstrução do personagem, ações físicas, corpo-memória. /Physical theater, negative way, deconstruction of the character, physical actions, body-memory.

Abstract

Esse artigo consiste na pesquisa das principais teorias que embasam a prática do Grupo Movère, desenvolvidas pelo diretor e pesquisador Adilson Siqueira, professor da Universidade Federal de São João del Rei, estabelecendo um diálogo entre as mesmas e a via negativa, desenvolvida por Jerzy Grotowski. Partindo dos referidos conceitos foi realizado um relato de experiência de minhas contribuições à preparação dos atores-dançarinos para o espetáculo “Tú não te moves de ti”, através de elementos das artes corporais que viessem de encontro à proposta teórica do grupo, bem como a seus contextos e demandas. Através desse estudo foi possível observar a fusão de elementos do teatro e da dança para a realização de um espetáculo de teatro físico, bem como a confluência entre a teoria e a prática na preparação do ator-dançarino.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Carolina de Pinho Barroso Magalhães

Graduada em Terapia Ocupacional. Desenvolve trabalhos e pesquisas em Dança Contemporânea, Teatro Físico, Butoh e Performance. Pesquisadora do Grupo Transdisciplinar de Artes, Cultura e Sustentabilidade, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), tendo como foco o teatro físico, a dança, a preparação corporal e a performance. Criadora e professora de dança.

Riferimenti bibliografici

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.

FLASZEN, Ludwik; BARBA, Eugênio; POLLASTRELLI, Carla; MOLINARI, Renata. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva: SESC SP; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2007.

GROTOWSKI, Jerzi. “O que foi.” GROTOWSKI, Jerzi. “Teatro e Ritual.” FLASZEN, Ludwik; BARBA, Eugênio; POLLASTRELLI, Carla; MOLINARI, Renata. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva: SESC SP; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2007.

LABAN, Rudolf von; ULLMANN, Lisa. Domínio do movimento. 5. Ed. São Paulo: Summus, 1978.

LIMA, Carla Andréa Silva; MENCARELLI, Fernando Antonio. Corpo, pulsão e vazio: uma poética da corporeidade. 2012. 269f. Belo Horizonte, MG. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.

MOVÈRE. <http://www.arteesustentabilidade. com/pesquisas-e-acoes> Acesso em: 26 de novembro de 2013.

RICHARDS, Thomas. Trabajar com Grotoski sobre las acciones físicas. Barcelona: Alba, 2005.

ROMANO, Lucia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo. Perspectiva: FAPESP, 2005.

SCHECHNER, Richard. “Treinamento Intercultural”. BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec; Campinas, SP: UNICAMP, 1995.

SIQUEIRA, Adilson Roberto; SILVA, João Batista Freire da. A personagem desconstruida: argumentos para uma arte cênica não-logocêntrica. Campinas, SP, 2005. Tese (doutorado) Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

SIQUEIRA, Adilson Roberto; SILVA, Eusébio Lobo da. Busca e retomada : um processo de treinamento para a construção da personagem pelo ator-dançarino. Campinas, SP, 2000. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadural de Campinas, Instituto de Artes.

TRAVI, Maria Tereza Furtado. A dança da mente : Pina Bausch e psicanálise. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2011.

Pubblicato

2014-09-05

Come citare

MAGALHÃES, C. de P. B. UM ENCONTRO ENTRE A VIA NEGATIVA E O PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM NA PREPARAÇÃO CORPORAL DO GRUPO MOVÈRE. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 1, n. 1, p. 61–69, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/29010. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Temas Variados