UM ENCONTRO ENTRE A VIA NEGATIVA E O PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM NA PREPARAÇÃO CORPORAL DO GRUPO MOVÈRE
Mots-clés :
Teatro físico, via negativa, desconstrução do personagem, ações físicas, corpo-memória. /Physical theater, negative way, deconstruction of the character, physical actions, body-memory.Résumé
Esse artigo consiste na pesquisa das principais teorias que embasam a prática do Grupo Movère, desenvolvidas pelo diretor e pesquisador Adilson Siqueira, professor da Universidade Federal de São João del Rei, estabelecendo um diálogo entre as mesmas e a via negativa, desenvolvida por Jerzy Grotowski. Partindo dos referidos conceitos foi realizado um relato de experiência de minhas contribuições à preparação dos atores-dançarinos para o espetáculo “Tú não te moves de ti”, através de elementos das artes corporais que viessem de encontro à proposta teórica do grupo, bem como a seus contextos e demandas. Através desse estudo foi possível observar a fusão de elementos do teatro e da dança para a realização de um espetáculo de teatro físico, bem como a confluência entre a teoria e a prática na preparação do ator-dançarino.
Téléchargements
Références
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.
FLASZEN, Ludwik; BARBA, Eugênio; POLLASTRELLI, Carla; MOLINARI, Renata. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva: SESC SP; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2007.
GROTOWSKI, Jerzi. “O que foi.” GROTOWSKI, Jerzi. “Teatro e Ritual.” FLASZEN, Ludwik; BARBA, Eugênio; POLLASTRELLI, Carla; MOLINARI, Renata. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva: SESC SP; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2007.
LABAN, Rudolf von; ULLMANN, Lisa. Domínio do movimento. 5. Ed. São Paulo: Summus, 1978.
LIMA, Carla Andréa Silva; MENCARELLI, Fernando Antonio. Corpo, pulsão e vazio: uma poética da corporeidade. 2012. 269f. Belo Horizonte, MG. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.
MOVÈRE. <http://www.arteesustentabilidade. com/pesquisas-e-acoes> Acesso em: 26 de novembro de 2013.
RICHARDS, Thomas. Trabajar com Grotoski sobre las acciones físicas. Barcelona: Alba, 2005.
ROMANO, Lucia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo. Perspectiva: FAPESP, 2005.
SCHECHNER, Richard. “Treinamento Intercultural”. BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec; Campinas, SP: UNICAMP, 1995.
SIQUEIRA, Adilson Roberto; SILVA, João Batista Freire da. A personagem desconstruida: argumentos para uma arte cênica não-logocêntrica. Campinas, SP, 2005. Tese (doutorado) Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.
SIQUEIRA, Adilson Roberto; SILVA, Eusébio Lobo da. Busca e retomada : um processo de treinamento para a construção da personagem pelo ator-dançarino. Campinas, SP, 2000. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadural de Campinas, Instituto de Artes.
TRAVI, Maria Tereza Furtado. A dança da mente : Pina Bausch e psicanálise. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Carolina de Pinho Barroso Magalhães 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.