Pistas para uma azulejaria cênica: elementos do patrimônio como materialidade na educação básica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79614

Résumé

O trabalho relatado é resultante de uma Missão de Trabalho do Programa de Internacionalização Capes Print - UFBA realizada em 2022 na cidade de Évora (PT) vinculada ao Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) - UEVORA. O objetivo dessa missão era desenvolver uma ação artístico pedagógica intensificando o encontro de diferentes saberes entre Brasil e Portugal, considerando suas formas de subjetivação através da instauração de percursos criativos teatrais, envolvendo espaço público, patrimônio, memória, afeto e pertencimento. A abordagem metodológica abrangeu reuniões de planejamento das ações com professores e artistas; pesquisa de campo, identificação e visitas preparatórias aos locais de patrimônio azulejar relevante em Évora; percurso de descoberta do patrimônio com as crianças, professoras e artistas de 3º e 4º ano da Escola EB1 Cruz da Picada; orientação de duas sessões de improvisação dramática com as crianças, em torno do tema; concepção e execução de exposição documental e fotográfica. Os resultados obtidos voltam-se para o aperfeiçoamento da formação de docentes, educadores em geral e pesquisadores da Pedagogia das Artes Cênicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Celida Salume Mendonça, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1990), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2009) e pós-doutorado no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora - Portugal. Atualmente cursando pós-doutorado no Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora Associada III da Escola de Teatro, do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes), no qual é vice-coordenadora. Coordenou o subrojeto PIBID Teatro do Programa PIBID/UFBA (2014-2018) e coordena o Grupo CELULA (Centro Lúdico Laboratorial de Processos Criativos) Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Programa PIBIC/UFBA. É líder do G-PEC - Grupo de Pesquisa em Poéticas e Pedagogias da Encenação Contemporânea. Integra a equipa de investigação do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA), Évora (PT). Em 2022 realizou Missão de Trabalho em Portugal (UEVORA) vinculada ao Projeto de Internacionalização Capes PrInt 2 - Memória em Rede: arte, cultura e sociedade. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento no CEART/UDESC em Florianópolis SC. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no Ensino de Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do teatro, teatro na educação, formação de professores, dramaturgia, processos de criação, encenação e pesquisa.

Références

CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética / Francesco Careri ; prefácio de Paola Berenstein Jacques ; [tradução Frederico Bonaldo]. -- 1. ed. -- São Paulo : Editora G. Gili, 2013.

MENDONÇA, Celida Salume. Corpo, Espaço e Materialidades: o professor de Teatro mediando a criação de um novo lugar. In: A busca do comum: Práticas artísticas para outros futuros possíveis. (Coord. Carla Cruz, Hugo Cruz, Isabel Bezelga, Miguel Falcão e Ramon Aguiar) Porto, PT. EIRPAC, 2019.

SAMAIN, Etienne. Antropologia de uma imagem “sem importância”. Ilha – Revista de Antropologia, Florianópolis, UFSC, v.5, n.1, p. 47-64, julho 2003.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância e cidade: restrições e possibilidades. Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 232-240, maio-ago. 2018.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução e revisão: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. - São Paulo: Perspectiva, 2010. - (Estudos; 62 / dirigida por J. Guinsburg)

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-20

Comment citer

SALUME MENDONÇA, C. Pistas para uma azulejaria cênica: elementos do patrimônio como materialidade na educação básica. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 197–221, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79614. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79614. Acesso em: 21 nov. 2024.