Para ou com? Entre infâncias: A trajetória da Insensata Cia de Teatro para a proposição dos contradispositivos cênicos
DOI :
https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79510Résumé
Em diálogo com autores como Maria Lúcia Pupo, Júlia Guimarães Mendes e Nicolas Bourriaud, são analisados os processos criativos da Insensata Cia de Teatro que, desde o ano de 2015, tem se aprofundado na compreensão da experiência estética como possível provocadora de relações por meio de sua pesquisa sobre os contradispositivos cênicos. Neste caminho, propõe-se a utilização do termo entre, que visa agregar em si as noções de para e com as infâncias, abrindo-se também para a possibilidade da obra de arte como lugar de convívio, conforme sugere a estética relacional.
Téléchargements
Références
BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2021.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2017.
DELEUZE, Gilles. ¿Que és un dispositivo? In: Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990, pp. 155-161.
MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995.
MENDES, Júlia Guimarães. Teatros do real, teatros do outro: os atores do cotidiano na cena contemporânea. São Paulo: USP, 2017.Acesso em 21 mar. 2024. Tese (Doutorado em Teatro) doi: https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-31102017-145052
MOTA, Ana Elizabeth Japiá. A voz da criança no teatro infantil - a dramaturgia na berlinda. Recife: Sesc Pernambuco, 2023.
PUPO, Maria Lúcia Souza Barros. No reino da desigualdade. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 1991.
____________. Mediação artística, uma tessitura em processo. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 17, p. 113-121, set. 2011. ISSN 2358-6958. Acesso em: 31 mar. 2024. doi:https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011113/9534
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SÁNCHEZ, José A. (2010) Dramaturgia en el campo Expandido En VVAA. Repensar la dramaturgia. Errancia y transformación, CENDEAC-Centro Párraga, Murcia, 2011, p. 19 - 37. doi: https://labencrisis.files.wordpress.com/2013/07/repensar-texto-justificado-1-1.pdf
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Brenda Campos de Oliveira Freire 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.