¿Para o con? Entre infancias: La trayectoria de Insensata Cia de Teatro hacia la propuesta de contradicciones escénicas.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79510Resumen
En diálogo con autores como Maria Lúcia Pupo, Flávio Desgranges, Júlia Guimarães Mendes y Nicolas Bourriaud, se analizan los procesos creativos de Insensata Cia de Teatro que, desde 2015, profundizan la comprensión de la experiencia estética como posible provocante de relaciones a través de sus investigaciones sobre contradispositivos escénicos. En este camino, proponemos el uso del término entre, que pretende acercar las nociones de para y con las infancias, abriéndose también a la posibilidad de la obra de arte como lugar de convivencia, como lo sugiere la estética relacional.
Descargas
Citas
BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2021.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2017.
DELEUZE, Gilles. ¿Que és un dispositivo? In: Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990, pp. 155-161.
MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995.
MENDES, Júlia Guimarães. Teatros do real, teatros do outro: os atores do cotidiano na cena contemporânea. São Paulo: USP, 2017.Acesso em 21 mar. 2024. Tese (Doutorado em Teatro) doi: https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-31102017-145052
MOTA, Ana Elizabeth Japiá. A voz da criança no teatro infantil - a dramaturgia na berlinda. Recife: Sesc Pernambuco, 2023.
PUPO, Maria Lúcia Souza Barros. No reino da desigualdade. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 1991.
____________. Mediação artística, uma tessitura em processo. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 17, p. 113-121, set. 2011. ISSN 2358-6958. Acesso em: 31 mar. 2024. doi:https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011113/9534
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SÁNCHEZ, José A. (2010) Dramaturgia en el campo Expandido En VVAA. Repensar la dramaturgia. Errancia y transformación, CENDEAC-Centro Párraga, Murcia, 2011, p. 19 - 37. doi: https://labencrisis.files.wordpress.com/2013/07/repensar-texto-justificado-1-1.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Brenda Campos de Oliveira Freire
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.